Carro que poluir menos terá desconto no IPVA

As questões que envolvem o meio ambiente, o bem-estar das pessoas e, consequentemente, a saúde de todos, são as mais lembradas em fóruns de…

Por Redacao em 30/12/2011

As questões que envolvem o meio ambiente, o bem-estar das pessoas e, consequentemente, a saúde de todos, são as mais lembradas em fóruns de discussões e reuniões de ambientalistas. Não apenas entre estes grupos, mas dos próprios governos tanto no Brasil quanto nos demais países do mundo.

Questões relacionadas ao meio ambiente são as mais lembradas em fóruns de discussões e reuniões de ambientalistas (Foto: Divulgação)

O que se percebe, nos últimos tempos, é que muitos têm buscado formas de discutir estratégias para criar e incentivar atitudes que possam preservar a vida do nosso planeta. Devido a essa maior consciência, muitas atitudes têm sido tomadas nas maiores cidades brasileiras e, certamente, surtirão grandes efeitos futuramente.

Uma das novidades que pode ajudar na preservação do meio ambiente e efeito estufa é a redução da emissão de gases emitidos pelos carros que rodam no Brasil. Recentemente, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que será emitida uma Nota Verde para os carros que sejam mais eficientes no controle de redução de gases.

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que os carros que poluem menos terão descontos no IPVA (Foto: Divulgação)

A intenção com a atitude do ministro é, além de incentivar a diminuição da poluição do meio ambiente, motivar os motoristas a fim de que eles adquiram veículos menos poluentes, pois esses carros terão como principal benefício à redução do IPVA para as montadoras. Mas, o que isto significa?

Isto significa que os preços dos veículos irão diminuir e, certamente o desconto pode ser considerável se levarmos em conta o montante de recursos que as montadoras pagam com impostos para produzir um veículo. Com a nova regra, a produção de veículos aumentará e os custos com impostos serão reduzidos.

A medida deve, de fato, incentivar os motoristas a trocar de carro e também motivar a produção de veículos com Nota Verde. Só para se ter ideia, no Rio de Janeiro já existe 400 mil carros particulares com altos índices de poluição totalmente reprovados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). São veículos que já trabalham acima do limite de poluição que é de 200 PPM (Partículas por milhão).

A nova medida do governo certamente incentivará os motoristas a trocar de carro e também motivará a produção de veículos com Nota Verde (Foto: Divulgação)

A medida começa a valer no Rio de Janeiro a partir de 2013, a fim de que as montadoras possam dispor de tempo para adequar os seus veículos a esta nova norma e terem a redução do IPVA.

A meta do Estado é que em 2016 possa tirar de circulação 100% dos veículos poluidores. Certamente, esta novidade irá beneficiar os brasileiros, diretamente, através da redução dos preços dos veículos, bem como a população e o meio ambiente como o tempo.

Portanto, até as Olimpíadas de 2016 muitos brasileiros irão trocar de carro e ainda contribuirão para a redução dos gases que prejudicam a nossa saúde e o meio ambiente.

Top