Carro por assinatura, como funciona?

Isabella 06/02/2022 Carros

O serviço de carro por assinatura  trouxe uma nova lógica de consumo ao mercado automobilístico. Seu objetivo é oferecer facilidades para aqueles que querem usufruir das vantagens de ter um zero km sem as dores de cabeça de possuir um veículo, como arcar com custos burocráticos, manutenção, desvalorização e venda posterior. 

Porém, a modalidade de aluguel exige que o motorista aceite bem o conceito do uso – e não da posse. Continue lendo para entender como funciona e se vale a pena contratar um carro por assinatura.

O que é carro por assinatura?

Entenda que o “carro por assinatura” é uma nova modalidade de aluguel. Nela, o consumidor garante o uso de um veículo novo por um período determinado de tempo – geralmente de 12 a 36 meses. 

Além do uso do veículo, estão inclusos no pacote do serviço, pago mensalmente:

  • os impostos e taxas (IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento, entre outros);
  • o seguro; e
  • a manutenção preventiva do carro.

Entre os benefícios da modalidade, uma vez que o consumidor não adquire o bem, ele também não tem que lidar com a desvalorização do veículo ou dar uma entrada em um financiamento.

Já os pontos negativos dos carros por assinatura são: ao final do contrato, não há um veículo na garagem do consumidor. Os motoristas que rodam muito também precisam ficar atentos, pois os planos têm limite de quilometragem.

Como funciona a modalidade?

Para usar um carro por assinatura, o motorista precisa analisar quais são as suas necessidades, escolher a categoria de veículo que mais o atende e orçar os valores cobrados por empresas reconhecidas.

Após escolher modelo e companhia, basta entrar em contato e analisar os pormenores do contrato. Importante, nessa fase, conferir as proteções incluídas no seguro oferecido e a duração do aluguel.

Vale ressaltar que a maioria das empresas exige que o cliente tenha mais de 21 anos, cartão de crédito no nome do titular da locação e aprovação pela política de crédito da locadora.

Assinados os papéis, o cliente define data, hora e como quer que o carro zero seja entregue. Durante o tempo de espera pelo veículo novo, o motorista pode optar por um provisório da mesma categoria.

Lembrando que, normalmente, as empresas de carros por assinatura ofereçam aplicativos que permitam a gestão de manutenções, acompanhamento de condutores, quilometragem, consumo, gerenciamento de multas e medições de velocidade alcançadas.

Alugar carro por assinatura vale a pena?

Para muitos motoristas, a modalidade pode ser mais vantajosa que a compra de um veículo. No entanto, para analisar exatamente a sua situação, calcule o valor mensal gasto com o seu carro e o compare com a parcela do carro por assinatura.

Lembre-se, ao fazer as contas, de considerar:

  • depreciação;
  • seguro;
  • IPVA;
  • documentação inicial; e
  • manutenção.

Existem benefícios e malefícios relacionados ao serviço, como a despreocupação com as burocracias e o sentimento de apego. Dessa forma, a relevância dos itens tem que ser medida por cada usuário.

Fabricantes, empresas de locação e até seguradoras perceberam que precisavam aderir à filosofia de mobilidade que os tempos modernos exigem. E rapidamente viram o quanto isso pode ser um serviço rentável. Indo além do discurso marqueteiro, as companhias passaram a investir em modalidades de negócio com automóveis que vão bem além da venda ou locação de veículos, como os carros por assinatura.

O AutoPapo traz então um guia de carros por assinatura no país oferecidos diretamente pelas montadoras. Confira os principais automóveis, planos, preços e passo a passo para aderir a este que é considerado um novo jeito de mobilidade.

Opções de carro por assinatura

Conheça a seguir algumas opções da modalidade:

Renault

Depois de parcerias com os governos do Distrito Federal e do Paraná para compartilhamento de veículos elétricos, a marca francesa iniciou o seu On Demand. O sistema de carro por assinatura da marca francesa disponibiliza quatro versões entre três modelos de sua linha: Kwid, Stepway e Duster.

O programa permite contratar o serviço de maneira online pelo site ondemand.renault.com.br. No portal, você também consegue simular diferentes planos. Primeiro escolhe-se o carro, a duração do contrato e a franquia de quilometragem. 

Outra possibilidade é receber o carro em casa. Basta digitar o CEP de sua escolha (residencial ou comercial) e o site mostra permite a opção de entrega – ou lista as concessionárias mais próximas para retirar o automóvel. Só que o serviço tem um custo adicional, que pode ser de R$ 14 mensais ou mais. O carro por assinatura da Renault é oferecido em todos os estados do país.

  • Períodos: 12, 18, 20 e 24 meses
  • Franquias: 500, 1.000, 1.500 e 2.000 km mensais

Serviços inclusos:

  • Manutenção: revisões preventivas e troca de peças de desgaste natural, incluindo também a troca de pneus
  • Gestão de documentos: todos os documentos e taxas relacionados ao veículo como IPVA e licenciamento são gerenciados pelo programa
  • Seguro Auto: proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros
  • Assistência 24 horas: serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, carro reserva e outros serviços emergenciais

Carros por assinatura Fiat e Jeep

Chamado de Flua!, o sistema de carro por assinatura da FCA – Fiat Chrysler Automóveis – permite assinar diferentes modelos da Fiat e da Jeep de forma totalmente digital. O serviço, porém, ainda não é nacional.

Ao todo, são oito carros por assinatura da Fiat (Argo, Nova Strada, Toro, Cronos, Grand Siena, Doblò, Fiorino e Ducato) e dois da Jeep (Renegade e Compass).

Para acessar o serviço, é preciso ir no site www.meuflua.com.br e escolher entre os modelos de uma das marcas. Depois, basta selecionar o tempo de contrato e limite de quilometragem, opcionais (caso queira), preencher um cadastro e enviar a proposta para receber contato.

Alguns modelos têm duas versões ou mais para escolha. Ao mesmo tempo, as opções de prazos podem variar conforme o veiculo. Porém, quanto maior o tempo de contrato, mais barato fica o plano mensal.

  • Períodos: 12, 24 e 36 meses
  • Franquias: 1.000, 2.000 ou 3.000 km mensais

Serviços:

  • Assistência 24h, veicular e residencial
  • Carro reserva
  • Manutenções na rede de concessionárias
  • Documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento)
  • Seguro com rastreador

Volkswagen

O serviço pode ser acessado pelo site vwsignanddrive.com.br. No ambiente digital, é possível escolher o modelo, a versão e os opcionais. Serviços:

  • Documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento)
  • Seguro com rastreador
  • Manutenção preventiva
  • Assistência 24 horas

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Outros artigos

Dia dos Pais – Desenhos para Colorir

13/07/2011

Dia dos Pais – Desenhos para Colorir

Você está pesquisando onde encontrar desenhos do dia dos pais para colorir? Se sim, saiba que aqui é o seu lugar. A seguir, abordaremos todas as dicas e informaç...

Cosmética Natural: Óleo de Argan

16/08/2011

Cosmética Natural: Óleo de Argan

O óleo de Argan, atualmente utilizado nos produtos mais usados na cosmética brasileira, é industrializado através da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos ...