Carro: O Que Causa a Borra em Motores?

Quando surge borra no motor do carro, surge também a dúvida sobre o por que da situação. Assim, cabe verificar suas possíveis causas que…

Quando surge borra no motor do carro, surge também a dúvida sobre o por que da situação. Assim, cabe verificar suas possíveis causas que podem estar relacionadas aos seguintes problemas:

Primeiro o uso do óleo lubrificante de maneira incorreta no motor, pois quando se usa um lubrificante com nível de desempenho inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo, pode acontecer de apresentar a borra. Mesmo reduzindo o período de troca, pode haver problemas de formação de borra devido à oxidação precoce do lubrificante.

Segundo, o uso de aditivação extra, que não é recomendado. Pois, os óleos lubrificantes de qualidade já possuem, de forma balanceada, todos os aditivos para que seja cumprido o nível de desempenho ao qual foi desenvolvido.

Terceiro, combustíveis adulterados, quando se faz uso de gasolina adulterada pode gerar borra no cárter. O óleo lubrificante é contaminado por subprodutos da queima do combustível durante sua vida útil. Essa contaminação ocorre e faz parte da operação do motor. Mas se o combustível for adulterado estes subprodutos serão de natureza diferente e resíduos com aspecto de resina poderão se formar no motor, aumentando a probabilidade da formação de borra, entupindo passagens de óleo e prejudicando a lubrificação e refrigeração interna do motor.

E quarto, a extensão do período de troca, porque o período de troca além do recomendado pode levar à formação de borra, devido ao excesso de contaminação e de oxidação do lubrificante. Assim, deve- se levar em conta a recomendação do fabricante. Geralmente para veículos de passeio, os valores como 10.000, 15.000 e 20.000 km fazem referência a serviço leve (uso rodoviário). Mas na maioria dos casos o serviço é severo (uso urbano do tipo anda e pára distâncias curtas) e o período adotado para a troca deve ser a metade (5.000, 7.500 ou 10.000 km, respectivamente).

Portanto procure sempre averiguar as informações contidas no manual do seu carro e evite problemas.

Top