Carrapato em cães, como evitar

PUBLICIDADE

Os carrapatos são verdadeiros pesadelos para os donos de animais domésticos, e na época em que a temperatura aumenta, aumentam também as infestações por esses parasitas. O problema é que, além de causarem imenso desconforto aos animais, ainda são capazes de transmitir várias doenças, que podem afetar até mesmo o homem. Saber combater os carrapatos é fundamental para assegurar a saúde da família. Fique por dentro do assunto e confira dicas de como evitar carrapato em cães.

Os carrapatos podem parasitar humanos e causar várias doenças. (Foto: divulgação)

Problemas causados pelos carrapatos

Os carrapatos são capazes de causar problemas nos cães, como coceira, muito incômodo, anemia e ainda transmitir doenças que podem ser fatais, como a babesiose e a erliquiose, conhecidas como “doenças do carrapato”. Entre as principais doenças em humanos, é possível destacar a febre maculosa e a Doença de Lyme.

Durante todo o ciclo de vida de um carrapato, ele pode parasitar vários hospedeiros diferentes, entre animais e seres humanos. Com isso há um significativo aumento nas chances de transmissão de doenças, pois caso se alimente de sangue de determinado animal infectado, consequentemente transmitirá o agente etiológico aos demais hospedeiros que irá parasitar.

PUBLICIDADE
A infestação por carrapatos é um problema sério. (Foto: divulgação)

Como combater infestação por carrapatos

Sem sombra de dúvidas o combate dos carrapatos e a prevenção da infestação é a melhor maneira impedir a ocorrência de doenças graves. Por isso vale a pena seguir algumas dicas importantes:

  • Não dispense o uso de carrapaticida no cão e no ambiente onde ele vive. Essa é a medida de controle mais importante. É possível encontrar diversos produtos no mercado, e boa parte deles bastante eficiente no combate dessa praga. É preciso prestar bastante atenção na hora da compra, pois nem todos os carrapaticidas que são usados no ambiente podem ser utilizados no cão. O ideal é adquirir um produto para cada tipo de uso.
  • Consulte um veterinário, que é o único responsável capaz de indicar o melhor tratamento para cada situação. Alguns medicamentos, apesar de serem muito eficientes no combate dos carrapatos, são contraindicados para algumas raças de cães, como é o caso da ivermectina, que não pode ser administrada em raças como Collie, Pastor Alemão, Pastor de Shetland, Pastor Australiano, Setters, Old English Sheepdog e seus cruzamentos. A maioria dos carrapaticidas podem causar danos em filhotes, gestantes ou fêmeas em lactação;
  • No caso de animais com pelos longos, a tosa é altamente recomendada para facilitar o tratamento e dificultar reinfestações;
  • Os utensílios do animal, como cobertores e caminha, devem ser lavados regularmente;
  • Não é recomendado deixar que o animal entre em casa até que a infestação esteja controlada, pois os carrapatos podem se espalhar, ficando mais difícil de serem eliminados.
usar produtos carrapaticidas na hora do banho é uma boa dica. (Foto: divulgação)

A infestação por carrapatos é um problema sério tanto para a saúde dos animais de estimação como para a saúde da família. Por isso é fundamental ficar atento, especialmente nas épocas mais quentes do ano, e tomar medidas para eliminação desse parasita frente ao menor sinal de risco de infestação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.