CarPlay: sistema operacional da Apple para carros

Além do mercado de smartphones, tablets e computadores, a Apple agora também está presente no segmento automotivo. Mas não se engane, pois a famosa…

Além do mercado de smartphones, tablets e computadores, a Apple agora também está presente no segmento automotivo. Mas não se engane, pois a famosa empresa que tem a maçã como símbolo não vai lançar um carro (pelo menos por enquanto).

A novidade permite uma integração mais fácil entre o iPhone e o sistema multimídia dos carros (Foto: Divulgação)

É que ela acaba de apresentar o CarPlay, uma versão diferenciada do sistema operacional iOS, desenvolvida especialmente para funcionar em automóveis, “proporcionando aos motoristas uma incrível experiência de uso do iPhone no carro”, segundo disseram os diretores da companhia.

Com a novidade, que deve estar disponível ainda em 2014, chegando primeiramente aos carros de luxo, fica muito mais fácil integrar o smartphone da Apple com o sistema multimídia dos veículos, permitindo a visualização de conteúdos armazenados na memória interna do celular diretamente na tela LCD instalada no carro, além de possibilitar o acesso a inúmeros recursos.

Como funciona

O sistema permite o acesso a vários apps de música (Foto: Divulgação)

O funcionamento do sistema operacional da Apple para carros é bastante simples. Basta plugar o iPhone à tela LCD presente no painel do automóvel, através do conector Lightning, para sincronizar os dois dispositivos. Futuramente, é possível que o pareamento possa ser feito via Wi-Fi ou Bluetooth.

A partir daí, o usuário pode tocar nos ícones mostrados no display do carro ou dar comandos de voz para acessar as funções (o CarPlay também possui a assistente pessoal Siri, presente em algumas versões do iPhone) oferecidas pelo sistema. Dá para ler e enviar mensagens de texto, inclusive ditando-as para o sistema, fazer ou receber ligações, navegar pela agenda de contatos e muito mais.

Um poderoso navegador GPS também está presente no CarPlay (Foto: Divulgação)

Além disso, o sistema CarPlay conta com o Apple Maps, um poderoso GPS, que traz informações sobre o trânsito, tempo estimado de viagem, rotas alternativas e outras funções para que o motorista encontre mais facilmente o local para o qual está se dirigindo.

Continuar Lendo  Canon T2i Review

Outro recurso interessante é a integração do software com os aplicativos de música, entre os quais Spotify, iHeart Radio, iTunes Radio, Beats Radio, Stitcher e Podcasts, ou seja, você poderá escutar as suas canções preferidas diretamente nos alto-falantes do carro.

Montadoras que contarão com o CarPlay

Várias montadoras já assinaram contrato com a Apple para oferecer o CarPlay, que deve estar disponível ainda em 2014 (Foto: Divulgação)

As primeiras montadoras que oferecerão o CarPlay em seus automóveis serão a Ferrari, Volvo, Mercedes-Benz, Honda, Jaguar e Hyundai. Mas outras marcas também já anunciaram parceria com a Apple, para a instalação do programa em seus modelos.

Entre elas estão a Ford, Chevrolet, Mitsubishi, Land Rover, BMW, Kia, Toyota, Peugeot, Citroën, Suzuki, Nissan e Subaru, lembrando que o sistema operacional é compatível com o iPhone 5, iPhone 5C e iPhone 5S.

Top