Carpete em casa: vantagens, desvantagens

O carpete é um material que por muito tempo foi usado no revestimento horizontal das casas, mas que hoje não representa a principal aposta…

O carpete aquece o ambiente, mas é difícil de limpar.

O carpete é um material que por muito tempo foi usado no revestimento horizontal das casas, mas que hoje não representa a principal aposta para compor o piso. Diante dos novos produtos que surgiram nos últimos tempos, o carpete acabou caindo em esquecimento e até é considerado fora das tendências.

Desde que surgiu no mercado como uma novidade, o carpete é usado para revestir o chão de determinados ambientes residenciais, como por exemplo, os dormitórios e as salas de TV. Os carpetes que fizeram sucesso antigamente eram confeccionados com lã, nylon e polyester. No entanto, eles perderam mercado com os carpetes de madeira, porcelanato, entre outros materiais mais fáceis de lidar.

Para definir se vale a pena ou não o uso do carpete no acabamento, é importante conhecer as principais características do material. Uma análise feita com cuidado permite saber se esta é a melhor opção para o seu projeto ou não.

Desvantagens do carpete

A manutenção do carpete é algo complicado.

As pessoas começaram a perder o interesse pelo carpete por vários motivos, como é o caso da manutenção. Pelo fato de ser um têxtil que fica sujo facilmente, devido à circulação de pessoas, o carpete requer cuidados especiais na hora de limpar e preservar a sua aparência.

Quando se trata da madeira ou porcelanato, um pano úmido é suficiente para fazer a limpeza. Em contrapartida, o carpete não se mostra tão prático, exigindo aspirador de pó e vassoura apropriada. A hora de limpar se torna ainda mais complicada quando o têxtil apresenta algum tipo de mancha.

Ao exagerar na quantidade de água na limpeza, o carpete corre o risco de juntar mofo e, em consequência, espalhar um cheiro ruim no ambiente. Outro aspecto negativo do revestimento é que ele fica marcado com facilidade, ou seja, ao posicionar os móveis por muito tempo nos mesmos lugares, fica complicado remover de vez os amassados.

Leia Também:  A poliomielite no mundo: saiba mais

O carpete também se revela desvantajoso durante o Verão, pois concentra calor e faz com que o cômodo fique desconfortável ao longo da estação mais quente do ano.

O carpete de tecido pode ser substituído. Confira: Carpetes de madeira, preços

Vantagens do carpete

O carpete contribui com a segurança e com o isolamento acústico.

O carpete é motivo de sérias críticas na área de decoração, mas ele também possui o seu lado positivo. O revestimento se revela a melhor opção para manter o ambiente aquecido devido ao seu forte potencial de concentrar calor. Além de aumentar o conforto térmico durante o Inverno, o carpete contribui com uma atmosfera de aconchego.

Com a evolução dos tecidos, hoje em dia os carpetes estão melhores e permitem um bom acabamento para o ambiente. Eles contribuem com o isolamento acústico, tornam o caminhar mais agradável por causa da superfície macia e também reduzem o impacto de possíveis quedas dentro do cômodo.

Veja também: Revestimento com carpete – dicas de decoração

Top