Carne Vermelha e Frutas Cítricas: Fazem Bem em Conjunto

  A carne vermelha faz parte da alimentação de muitas pessoas, e este alimento é rico em proteínas, que têm como função principal transportar o oxigênio…

 

A carne vermelha faz parte da alimentação de muitas pessoas, e este alimento é rico em proteínas, que têm como função principal transportar o oxigênio dentro das células.

Além disso, a carne vermelha é rica em ferro, miner

 

al essencial para repor os níveis de hemoglobina, que facilita a perfeita oxigenação dos tecidos do corpo.

Entre seus benefícios, estão os nutrientes que a carne oferece ao organismo. Ao comer carne vermelha, a pessoa ingere aminoácidos essenciais em grande quantidade. Estes aminoácidos não são produzidos pelo próprio corpo e a carne é a melhor fonte.

O alimento é fonte de ferro heme, absorvido mais facilmente pelo organismo. Ou seja, ao comer um bife de carne vermelha, por exemplo, o organismo retém mais quantidade de ferro que ao ingerir vegetais. Esse mineral também ajuda a aumentar a imunidade ao favorecer a renovação celular.

Porém, para a melhor absorção do ferro no organismo é preciso incluir as frutas  cítricas, pois essas contêm vitamina C, que facilita, três vezes mais a absorção desse mineral.

O ideal é beber um copo de suco de laranja, limão ou abacaxi durante a refeição  ou consumir uma delas após o almoço.

A ingestão de frutas, verduras e legumes está fortemente relacionada à redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente doenças cardiovasculares. Alguns estudos têm apontado que os flavonóides cítricos, presentes, por exemplo, na laranjas, estão envolvidos de forma positiva no metabolismo dos lipídios, ou seja, podem auxiliar na redução dos mesmos.

Então, conclui-se que um cardápio equilibrado deve contar com a presença de vários alimentos, entre eles a carne vermelha e as frutas cítricas. O primeiro é rico em proteínas e ferro, e para aumentar a absorção desse mineral é necessário consumir frutas cítricas, as quais contêm, como já mencionamos, a vitamina C.

Tomar um suco de limão, abacaxi ou laranja, logo após as refeições, já ajuda bastante a absorver o ferro que estava presente na carne. Tenho certeza de que inserido esses dois alimentos em seu cardápio, você terá muito mais qualidade de vida.

Você também poderá acrescentar frutas ricas em vitamina C em saladas verdes quando for consumir carne vermelha.

Essa combinação será uma boa maneira de melhorar a saúde, aproveite bem!

Top