Cárie na infância: como evitar

Os bebês, mesmo pequenos, podem ter cárie. Ela é conhecida como cárie de mamadeira, e constitui um problema grave na infância. Esse problema pode ser causado pelo…

Os bebês, mesmo pequenos, podem ter cárie. Ela é conhecida como cárie de mamadeira, e constitui um problema grave na infância. Esse problema pode ser causado pelo acúmulo de bactérias que se formam devido a fatores como a má higienização oral da criança. Porém, a cárie pode ser evitada com alguns cuidados. Saiba sobre a cárie na infância e veja como evitar esse problema.

Os dentes das crianças são muito importantes para alimentação e também para a fala da criança. (Foto: divulgação)

Principais causas da cárie na infância

Uma das principais causas da cárie é deixar o bebê dormir depois de mamar, sem fazer a higienização dos dentes. Quando o bebê está dormindo, os líquidos que contém açúcar ficam em volta dos dentes, podendo causar a cárie. Até mesmo o leite materno e outros alimentos que possuem açúcar em sua composição podem provocar as cáries.

Amamentar por um tempo longo, deixar que o bebê durma enquanto mama, ou deixar que a criança fique com a mamadeira por muito tempo podem favorecer o surgimento das cáries. A cárie na infância pode ser evitada através de alguns cuidados básicos com os dentes das crianças.

Veja também hábitos que prejudicam a formação dos dentes dos bebês 

Efeitos da cárie na infância

  • Perda precoce de dentes;
  • Problemas na fala (alguns dos fonemas são realizados com o auxílio dos dentes anteriores, que quando comprometidos com as cáries podem dificultar esse processo da fala);
  • Risco de dentes permanentes tortos;
  • Baixa auto-estima;
  • Dores de dente intensas.

    O uso constante de mamadeiras podem provocar cáries infantis. (Foto: divulgação)

Como evitar as cáries na infância

1. Nunca deixe o bebê dormir com a mamadeira cheia de leite, suco, água com açúcar ou refrigerantes. Se ele só consegue dormir usando a mamadeira, encha-a com água e dê a ele;

Leia Também:  Acessórios para usar com roupas brancas: dicas

2. Após a alimentação do bebê, a gengiva e os dentes devem ser limpos com auxilio de um pano limpo, úmido e macio. O ideal é utilizar um pedaço de gaze ou uma escova específica para os bebês. Se as crianças forem mais velhas, utilize sempre escovas com cerdas macias para escovação;

3. Ensine a criança a utilizar o copo a partir dos noves meses de idade. Troque a mamadeira pelo copo logo no primeiro ano de vida. Dessa forma  evita o contato com as bactérias da mamadeira;

4. Consulte o médico ou dentista para saber a quantidade de flúor diária recomendada para o seu filho. Esclareça os cuidados de higiene.

A higienização dos dentes é essencial para a prevenção das cáries. (Foto: divulgação)

Veja também as doenças causadas pela falta de higiene 

A cárie na infância é um problema que pode ser evitado, e para isso são necessários alguns cuidados durante amamentação, higienização dos dentes e gengiva e após a alimentação do bebê. A mamãe deve ficar atenta com os dentes da criança, pois eles são muito importantes para alimentação e também para a fala.

Top