Carboidratos: mitos e verdades

Os carboidratos também são conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, sacarídeos ou açúcares. Na realidade são biomoléculas constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio…

Os carboidratos também são conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, sacarídeos ou açúcares. Na realidade são biomoléculas constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio e que possuem diversas funções, entre elas é importante destacar o fornecimento de energia além de também atuar como elemento estrutural e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais.  São separados em grupos energéticos, sendo os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os carboidratos não são os vilões da perda de peso

Os alimentos ricos em carboidratos são arroz, trigo, milho, aveia, batata, mandioca, mandioquinha, mel, frutas, etc.

Confira alguns mitos e verdades sobre os carboidratos:

  • MITO

Batata frita apresenta colesterol.

  • VERDADE

Vegetais fritos em óleos vegetais como, por exemplo, batata frita, não apresentam colesterol. O colesterol esta presente em alimentos de origem animal. Carne, leite, queijos, bacon, embutidos, creme de leite, são alguns alimentos que apresentam essas substâncias.

 

Batata frita não apresenta colesterol

  • MITO

Para emagrecer é necessário reduzir à quantidade de alimentos a base de carboidratos.

  • VERDADE

O emagrecimento ocorre quando há uma redução da quantidade de energia ou calorias fornecida pela alimentação. O volume de alimentos ingeridos poderá ser mantido e, até mesmo, aumentado durante o processo de redução de peso. Alimentos muito calóricos apresentam baixo volume, pois, normalmente, contêm baixa quantidade de água. Um exemplo para comparação: uma barrinha pequena de chocolate que contém 25 gramas apresenta 130 calorias. Para alcançar a mesma quantidade calórica de mamão papaya é necessário ingerir 370 gramas dessa fruta. 

  • MITO

Ingerir carboidratos à noite engorda.

  • VERDADE

Ingerir carboidratos à noite não engorda. Os carboidratos são os nutrientes que devem estar presentes em nossa alimentação em maior quantidade. Um erro é fazer uma alimentação muito restrita durante o dia e, exagerar na ingestão alimentar. Fazer pequenas refeições de três em três horas e optar por uma variedade de alimentos, evitando fazer uma refeição em grande volume no final do dia (já que nesse período o metabolismo diminui devido à redução das atividades diárias e ao período de sono) são medidas simples que ajudam na manutenção do peso adequado.

Alimentos ricos em carboidratos

A ingestão regular de carboidratos estimula um equilíbrio energético, resultando na redução de gordura corporal, melhora da qualidade do tecido muscular e mais disposição para realização exercícios físicos e as atividades do dia-a-dia, sendo, portanto, indispensáveis em uma dieta saudável.

Leia Também:  1 bilhão deve falecer em decorrência ao fumo até o final do século

Top