Capoeira: Patrimônio Cultural Brasileiro

Editorial MDT 19/02/2009 Brasil

Roda de Capoeira

A capoeira já se tornou uma arte presente na vida de muitos brasileiros, eu inclusive já pratiquei por alguns anos a Capoeira, que surgiu nos guetos negros há mais de um século.

Neste terça-feira a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, decisão tomada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que é constituido por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, a decisão ocorreu no Palácio Rio Branco, em Salvador.

No mesmo local foi inaugurada algumas atividades relacionadas a capoeira como: exposição Rodas de Capoeira, com pinturas, esculturas em barro, instrumentos musicais, xilogravuras e folhetos de cordel.

A capoeira agora se tornou a 14ª expressão artística do Brasil, sendo registrada como patrimônio imaterial. A diferença para patrimônio material como edifícios históricos é que este registro esta voltado para as ações de apoio às condições sociais, materiais, ambientais e de transmissão, possibilitando assim que esse tipo de cultura continue sendo preservado e continue existindo.

Confira abaixo um vídeo de uma Roda de Capoeira.

Outros artigos

Fotodepilação – Luz Pulsada

14/06/2010

Fotodepilação – Luz Pulsada

A procura pela estética corporal está cada vez mais ampla em todo mundo, cada vez surgem mais tratamentos estéticos que prometem fazer milagres para as mulheres. No ...

Revestimento externo para residência, dicas

16/05/2013

Revestimento externo para residência, dicas

A escolha do revestimento para a residência costuma deixar os moradores em dúvida. O mercado de materiais de construção oferece muitas opções, que prometem influenci...