Capacete: dicas, como escolher corretamente

O capacete é um item imprescindível para a segurança dos motoqueiros. Com ele, além de podermos nos prevenir de possíveis impactos, sejam eles causados…

Veja como escolher corretamente o seu capacete (Foto: Divulgação)

O capacete é um item imprescindível para a segurança dos motoqueiros. Com ele, além de podermos nos prevenir de possíveis impactos, sejam eles causados por acidentes ou até mesmo por objetos e destroços presentes nas pistas, também podemos nos proteger contra as partículas poluentes do ar que afetam os olhos e até mesmo contra o frio.

Muitos modelos possuem diferentes formatos, desenhos e tipos de revestimentos. Porém, todo cuidado é pouco ao comprar este tão importante item de segurança. Por este motivo e pensando em você, elaboramos esta matéria sobre como escolher um capacete corretamente. Confira e tome os devidos cuidados:

Tirando as medidas

Inicie medindo a circunferência de sua cabeça, horizontalmente e na região entre as orelhas e sobrancelhas. Para as seguintes medidas em centímetros, temos as numerações:

  • 55/56 = P (S na numeração norte-americana)
  • 57/58 = M
  • 59/60 = G (L na numeração norte-americana)
  • 61/62 = GG (XL na numeração norte-americana)
  • 63/64 = XG (XXL na numeração norte-americana)

Faça a medição correta para escolher o tamanho de capacete ideal (Foto: Divulgação)

Jamais compre um capacete mais largo do que sua cabeça e escolha sempre a numeração mais próxima  de suas medidas. Em alguns casos é possível que um modelo em questão não seja compatível e neste caso, escolha sempre o tamanho menor ou algum outro capacete.

Escolhendo o capacete ideal

O pré-requisito para escolher o capacete ideal é o conforto, quanto mais adaptável é a peça, melhores serão suas viagens e também a eficiência para protege-lo de possíveis equívocos que possam ser ocasionados.

Leia aqui: como evitar acidentes de motos.

Observe o conforto e se as medidas estão adequadas (Foto: Divulgação)

Portanto, inicie verificando se o seu capacete está bem justo em sua cabeça, com as almofadas superiores encostando no couro cabeludo. As borrachas laterais também devem estar rentes às bochechas e nenhum espaçamento entre o item e o rosto pode ocorrer.

Continuar Lendo  Capacete para Ciclismo, Modelos, Preços

Para verificar se o modelo de capacete está perfeito, mova-o com as mãos para cima e para baixo, sem mexer o resto do corpo. Você deverá sentir que o revestimento toca toda a área da cabeça, caso contrário, opte por uma numeração menor.

Dicas importantes

É indicado que o motoqueiro escolha sempre os modelos de capacetes fechados e com viseira, que possibilitam viagens mais longas e com maior segurança. Tenha também ao seu alcance os modelos abertos que protegem as laterais do rosto, que todavia são indicados para trajetos curtos e dias muito quentes.

Informe-se também sobre as novas regras para o uso de capacetes em motos.

Seguindo estas dicas sobre como escolher corretamente o seu capacete, você certamente terá muito mais conforto e menos preocupações ao sair de casa.

Top