Cão com mania de revirar lixo: o que fazer?

Cachorros são sem dúvida um grande enigma para nós seres humanos. Muitas vezes, um animalzinho criado com uma vida de príncipe rapidamente deixa sua reputação cair por terra quando adota um hábito detestável: o ato de mexer no lixo.

Esse problema, além de ser muito desagradável, também pode ser prejudicial para a saúde do animal, que entra em contato com bactérias e protozoários. Por isso, para você que deseja cortar o mal pela raiz, entenda mais o por que os cães mexem no lixo e adote as medidas que se fazem necessárias:

Entenda por que o seu pet tem o hábito de revirar o lixo (Foto: Divulgação)

Por que os cães reviram o lixo?

Além dos cães que destroem chinelos e roupas, também existem os cachorros que reviram o lixo. Esse comportamento se torna um grande problema para a família, uma vez que, além de causar bagunça e mau cheiro na residência, pode posteriormente desencadear doenças e infecções no organismo do pet.

Mas afinal, por que os cães reviram o lixo? A resposta é simples: este comportamento advém de seus ancestrais em uma lei de sobrevivência, de forma que o lixo doméstico parece muito atraente pelo cheiro de carne e comida que nele é depositado.

O cheiro de comida faz do lixo um local interessante para o cão mexer (Foto: Divulgação)

Como fazer o pet parar de mexer no lixo

Um cão não revira o lixo porque está com fome e sim por que é de sua natureza procurar coisas e principalmente, itens que se assemelham ao cheiro de carne.

Sendo assim, não existem técnicas de adestramento para o cão parar de mexer no lixo. O que deve ser feito é a compra de uma lata de rosca ou alguma outra bem reforçada que inviabilize o acesso do animal, como também a disposição deste item em uma bancada alta do lado de fora de sua residência. Também é importante que o dono não crie o hábito de oferecer carne e itens alimentícios do ser humano para o pet, o que contribui na diminuição do interesse do animal pelo lixo.

Deixe sua lata de lixo fora do alcance do animal e inviabilize o seu acesso (Foto: Divulgação)

Dica para evitar maus comportamentos de cães

Além do ato de destruir objetos, existem outros problemas comportamentais em cães. Um deles é o ato do animal ingerir as próprias fezes, o que pode indicar a presença de doenças como vermes ou giárdia. Para estes casos, consulte imediatamente um veterinário e siga rigorosamente as dicas deste profissional para garantir o bem-estar e a boa saúde do seu melhor amiguinho.

Reply