Cantores que usaram playback e geraram polêmica

Durante a cerimônia de posse de Barack Obama, no último dia 23 de janeiro, a apresentação da cantora Beyoncé causou bastante polêmica, e não…

Por Andre em 28/01/2013

Durante a cerimônia de posse de Barack Obama, no último dia 23 de janeiro, a apresentação da cantora Beyoncé causou bastante polêmica, e não foi por algo que ela tenha falado ou criticado. O motivo foi o uso do playback ao cantar o hino nacional dos EUA, fato confirmado por um integrante da banda que a acompanhou.

Beyoncé faz playback durante a posse de Barack Obama (Foto: Divulgação)

A atitude da diva pop, justificada com a falta de tempo para que ela ensaiasse com a banda da Marinha norte-americana, colocou novamente em discussão um assunto que, há muito tempo, costuma causar discussões calorosas.

O playback é um recurso usado principalmente por artistas pop, consistindo em dublar as próprias musicas durante os shows. Quando acontece em programas de TV, quase ninguém reclama, mas quando o playback é usado em shows ao vivo, com cobrança de ingressos, pode causar grande revolta na plateia.

Um dos casos mais famosos aconteceu no Rock in Rio 3, em 2001, quando Britney Spears fazia a sua apresentação no Palco Mundo. Diante de quase 250.000 pessoas, ela usou o recurso em grande parte do show, chegando a ser vaiada em alguns momentos. Além das duas estrelas do pop, há também vários outros cantores que usaram playback e geraram polêmica.

Relembre: Os maiores micos dos artistas no palco

Cantores que fazem playback

Madonna costuma usar playback em várias apresentações (Foto: Divulgação)

– Madonna: tem o costume de usar playback em algumas de suas músicas, apesar de sempre negar que é adepta da técnica. Constantemente, isso é motivo de discussão nas redes sociais.

– Katy Perry: durante um show em 2011, a cantora foi traída pelo playback, pois tentou fazer um solo de flauta enquanto a música continuava a tocar. Ela disse que foi uma pegadinha, mas ninguém acreditou.

– Rihanna: em sua apresentação na premiação Teen Choice Awards 2006, ficou bem nítido que ela estava dublando a sua música, o que gerou protesto entre os fãs.

Afinando a voz: Auto-tune: cantores que mais usam

Outros cantores que fizeram playback e geraram polêmica

O rapper Kanye West foi vaiado durante um playback no programa Saturday Night Live (Foto: Divulgação)

Ashlee Simpson: enquanto participava do programa Saturday Night Live em 2004, a cantora começou a cantar uma música, mas o que se ouvia nas caixas de som era outra canção. Ela acabou saindo correndo do palco.

Kanye West: outro que foi bastante vaiado no Saturday Night Live, devido ao playback, em um programa de 2008.

Milli Vanilli: um dos maiores escândalos envolvendo o uso do playback se deu com essa dupla. Os músicos que apareciam na TV e em shows, na verdade, apenas dublavam as canções, que haviam sido gravadas por outros cantores e fizeram um enorme sucesso, rendendo até um Grammy de Melhor Artista Estreante em 1990.

Top