Canteiro de plantas na varanda, dicas, como montar

O canteiro de plantas aparece como uma ideia interessante para ornamentar a varanda residencial e deixá-la mais bonita. Este elemento paisagístico pode servir para…

As flores deixam o canteiro com um efeito colorido.

O canteiro de plantas aparece como uma ideia interessante para ornamentar a varanda residencial e deixá-la mais bonita. Este elemento paisagístico pode servir para o cultivo de belíssimas flores, capazes de tornar a divisão mais aconchegante, colorida e charmosa.

Apesar de ser clássico no âmbito da jardinagem, o canteiro ainda não aparece com tanta frequência na decoração da varanda. Os moradores sentem receio de trabalhar com esta estrutura e não conseguir arcar com os cuidados das plantas, o que acaba privando a varanda de um belíssimo ornamento. Mas, quando as espécies apropriadas são escolhidas para o cultivo, fica mais fácil montar um canteiro sob medida para o espaço.

Charmoso, delicado e capaz de transformar o paisagismo, o canteiro estabelece um bom diálogo com os demais elementos que integram a varanda. É importante lembrar que nem sempre ele se limita as flores de pequeno porte, na verdade também serve de estrutura para cultivar ervas e temperos naturais.

Como montar um canteiro?

Reconheça as necessidades das plantas cultivadas para cuidar do canteiro.

A montagem do canteiro depende muito da proposta do paisagismo, mas no caso da varanda, deve primeiramente se adequar ao espaço. Não dá para cultivar várias flores na área horizontal e interferir na acomodação dos moradores, por isso é importante trabalhar com canteiros suspensos e aproveitar o espaço da melhor maneira possível.

Na montagem de um canteiro convencional, existe uma preocupação com a escolha de um formato que favoreça o projeto paisagístico. Normalmente as curvas são mais usadas para delimitar e estruturar, deixando o visual da varanda mais suave. Este conceito adquire maior visibilidade quando se trata de uma varanda aberta e o canteiro se instala numa área ao ar livre.

Leia Também:  Frutas indicadas para diabéticos

Quando construído em solo de terra ou gramado, o canteiro precisa ser bem demarcado para o cultivo de plantas. É interessante pensar em formas sinuosas que não criam ângulos, sobre tudo se houver espaço para uma paisagem mais elaborada.

Na falta de espaço, faça um canteiro suspenso de ervas e temperos.

Dicas para os canteiros

1. As plantas do canteiro necessitam de cuidados, ou seja, adubação correta, regas e claridade. Mesmo quando espécies diferentes são cultivadas juntas, é importante que elas apresentem semelhanças quanto à manutenção, assim fica mais fácil preservar a beleza do canteiro o ao todo.

2. Procure fazer podas regulares no canteiro, removendo as folhas secas e flores murchas que prejudicam tanto a estética como a saúde. Os cuidados diários ajudam a combater também o aparecimento de pragas e doenças.

 

Top