Caneta que vibra com erro gramatical

Quando estamos aprendendo a escrever, independentemente da idade, é absolutamente normal que apareçam alguns erros logo nos primeiros textos, que só serão identificados após…

Quando estamos aprendendo a escrever, independentemente da idade, é absolutamente normal que apareçam alguns erros logo nos primeiros textos, que só serão identificados após a correção do professor.

A Lernstift é uma caneta que alerta ao usuário quando ele escreve alguma palavra errada (Foto: Divulgação)

Para tornar esse processo de aprendizado da escrita mais rápido, dois inventores alemães desenvolveram uma caneta que vibra com erro gramatical, para alertar ao usuário que ele acaba de escrever uma palavra de forma errada e que deve consertá-la.

Batizada de “Lernstift”, termo que na tradução do alemão para o português equivale à expressão “caneta que aprende”, a caneta nasceu da ideia da esposa de um dos criadores do gadget, que queria ter algo diferente para auxiliar o filho do casal durante a lição de casa.

Como funciona a Lernstift

A caneta possui um sistema de reconhecimento de escrita, capaz de identificar erros de gramática (Foto: Divulgação)

Contando com um sensor de movimentos, construído a partir de um acelerômetro e de um giroscópio, a caneta que vibra com erro gramatical consegue capturar e monitorar a escrita do usuário. A partir de um sistema de reconhecimento de escrita, testado em tablets e smartphones, ela “aprende” o modo de escrita de qualquer pessoa, após uma pequena calibragem.

Com tal tecnologia, o dispositivo consegue identificar as palavras erradas no papel, escritas por quem estiver utilizando-o e, assim que isso acontece, ele emite uma pequena vibração, semelhante à do toque dos celulares. No interior da Lernstift há um processador ARM, acompanhado de memória RAM (128 MB), módulo para vibração e antena para conexão Wi-Fi.

O equipamento possui dois modos de funcionamento, que são “Gramática” e “Caligrafia”, esse último tendo a função de auxiliar na melhora da caligrafia do usuário, e até o momento, reconhece apenas os idiomas alemão e inglês. Em breve, devem ser acrescentadas novas opções.

Leia Também:  Como tirar mancha de caneta das roupas

Saiba um pouco mais como funciona a caneta que vibra com erro gramatical, assistindo ao vídeo abaixo.

Quanto custa a caneta que vibra com erro gramatical

Em seu interior há chip, memória RAM e antena Wi-Fi, entre outros dispositivos (Foto: Divulgação)

Para lançar a caneta que vibra com erro gramatical, os dois pesquisadores alemães estão contando com a ajuda de pessoas de todo o mundo interessadas em adquirir o produto, através do sistema de financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding.

Oferecida por meio do site Kickstarter, a Lersntift precisa de pelo menos 120.000 libras, o equivalente a pouco mais de R$ 410.000,00, para ser desenvolvida. Até o momento, 23.194 libras já foram obtidas.

Cada interessado em adquirir o produto deve investir 99 libras, cerca de R$ 341,00, pela cotação do dia 24 de julho de 2013, valor que dá direito a uma unidade da caneta.

Top