Câncer na tireoide atinge mais mulheres do que homens

Câncer é sempre um assunto polêmico e que muita gente prefere evitar, porém, a melhor forma de se prevenir é através do conhecimento sobre…

O câncer na tireoide é o quinto em frequência de incidência nas mulheres.

Câncer é sempre um assunto polêmico e que muita gente prefere evitar, porém, a melhor forma de se prevenir é através do conhecimento sobre a doença. O câncer na tireoide é o quinto em frequência de incidência nas mulheres, e segundo estimativas feitas pela INCA, continuará nessa posição durante 2012. A incidência desse tipo de câncer tem aumentado alarmantemente. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos entre os anos de 1973 e 2001 mostrou que sua ocorrência saltou de 3 para 7 a cada 100 mil habitantes.

No Brasil, dentre todos os tipos de câncer que ocorrem nas mulheres, o da tireoide corresponde a 5%. A importância das consultas regulares ao médico, com exame físico da tireoide ficou evidente nessa pesquisa. Cerca de 40% das mulheres que desenvolverão o câncer futuramente, já possuem nódulos tireoidianos, que mudam de tamanho de acordo com o período do ciclo menstrual ou durante a gravidez e são indicadores de susceptibilidade para o desenvolvimento do carcinoma.

As estimativas de incidência para São Paulo são de 25 a cada 100 mil habitantes, sendo que desses, apenas 4 são do sexo masculino.

A adição de iodo ao sal de cozinha foi uma medida adotada por alguns países, como o Brasil, e que contribuiu para quase anular a incidência de câncer da tireoide do tipo folicular. Atualmente o carcinoma de tireoide voltou a ser notícia. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é vítima de outra variação dessa doença, o carcinoma papilífero.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi diagnosticada recentemente de câncer da tireoide.

Causas

A exposição à radiação é, indiscutivelmente, o principal fator predisponente de desenvolvimento desse câncer, pois estudos realizados com pessoas que sobreviveram a acidentes nucleares mostraram isso de forma muito clara. Portanto, dependendo da profissão que se exerce (como por exemplo, operadores de raio-X), é importante tomar os devidos cuidados preventivos.

Leia Também:  Pacotes do Spa Week 2013

Sintomas

O câncer na tireoide costuma ser assintomático ou oligossintomático (com poucos sintomas), porém, uma das primeiras coisas que pode ser percebida costuma ser o aparecimento de nódulos no pescoço, na região da tireoide (entre o “pomo de adão” e a fúrcula esternal). Esses nódulos são indolores e tendem a crescer de forma lenta, porém progressiva. Outros possíveis sintomas são dificuldade para deglutir (disfagia) e rouquidão (disfonia).

Os nódulos, em grande parte das vezes, podem ser encontrados durante o autoexame, que é o exame manual realizado pela própria pessoa.

Na dúvida, para que se tenha uma melhor sensibilidade na prevenção e detecção precoce de qualquer alteração, é sempre bom lembrar-se de pedir ao médico que realize o exame físico da tireoide em consultas de rotina.

A glândula onde ocorre a manifestação do câncer.

Top