Câncer do Colo do Útero

PUBLICIDADE

O câncer do colo de útero tem – infelizmente – atingido muitas mulheres e como bem sabemos os casos a cada ano tem crescido cada vez mais. A prevenção é muito simples e assim como qualquer outro tipo de câncer se for detectado logo no inicio as chances de cura são de 100%.

Prevenção: Exame ginecológico.

Como forma o câncer?

PUBLICIDADE

O câncer se forma no próprio colo do útero. Daí o nome de câncer do colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, o câncer apresenta um crescimento lento e não pode não apresentar nenhum sintoma.

Quais os sintomas?

Como citado anteriormente, o mesmo pode não apresentar nenhum sintoma – dado a variação e estado clínico do paciente. Mas em geral, os sintomas mais comuns são quadros de sangramento vaginal, principalmente depois de uma relação sexual, sangramento vaginal intermitente, ou seja, sangra de vez em quando, secreção vaginal acompanhado de odor fétido e dores abdominais ou intestinais (nos casos mais avançados da doença).

Quais as causas do câncer de útero?

1 – Infecção pelo vírus HPV. As mulheres que são portadoras desse vírus devem fazer exames com bastante freqüências para detectar alterações sugestivas das lesões malignas ou pré-malignas. Esse vírus é o principal causador do câncer de útero.

PUBLICIDADE

2 – Vários parceiros sexuais e o não uso do preservativo.

3 – Má alimentação, fumo, falta de atividades físicas.

4 – Primeira gestação precoce ou vários partos.

Como prevenir o câncer de útero?

A prevenção do câncer passa pelos cuidados e informações sobre o uso de preservativos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis etc. O nível secundário de prevenção é o exame ginecológico periódico. Ou seja, fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero, o famoso Papanicolau, que é a forma mais eficaz de diminuir a chance de ter esse tipo de câncer.

Papanicolau?

É um teste em que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar celular cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar infecção ou inflamação.

Como é feio o exame?

O exame é feito pelo ginecologista. Durante o exame vaginal, antes do exame do exame de toque, um aparelho chamado especulo vaginal é introduzido na própria vagina para que o colo do útero seja visto com mais facilidade. Com uma espátula, o médico coleta celular do colo do útero e da vagina e as coloca numa lâmina de vidro. Essa lâmina é examinada através de um microscópio para que as devidas anormalidades sejam identificadas.

Com o propósito de garantir maior eficácia nos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos e anticoncepcionais no tempo máximo de 48 horas.  Além disto, o exame não deve ser feito em hipótese alguma no período menstrual.

Tenho o resultado negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo em um ano.  Se o resultado for negativo novamente, o exame deverá ser repetido em 3 anos.

Qual é o tratamento do câncer de útero?

O tratamento a pacientes com esse tipo de câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento varia de acordo com as condições do paciente, o tipo de tumor e sua extensão.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.