Câncer de tireoide: sintomas e tratamentos

Conhecido por afetar uma das glândulas mais importantes para o corpo, o câncer de tireoide é mais comum entre as mulheres e os sintomas…

Conhecido por afetar uma das glândulas mais importantes para o corpo, o câncer de tireoide é mais comum entre as mulheres e os sintomas são difíceis de serem identificados. Confira, a seguir, mais informações sobre esse tipo de câncer.

Câncer de tireoide: sintomas, tratamentos (Foto Ilustrativa)

Câncer de tireoide: sintomas, tratamentos (Foto Ilustrativa)

O que é a tireoide? Trata-se de uma glândula responsável por regular a produção de hormônios que interferem no funcionamento de diversos órgãos, como o coração, intestino e rins. E nas mulheres, ela regula o ciclo menstrual.

Localizada no pescoço, mais especificamente entre a laringe e a faringe, ela pesa apenas 25 gramas, e o seu mau funcionamento pode trazer uma série de problemas.

Câncer de tireoide: sintomas e tratamentos

É necessário fazer alguns exames para diagnosticar a doença (Foto Ilustrativa)

É necessário fazer alguns exames para diagnosticar a doença (Foto Ilustrativa)

O câncer de tireoide ocorre quando há tumores na tireoide, ou seja, nódulos que crescem na glândula tireoide. A maioria desses nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas os que são cancerosos podem se espalhar pelo corpo, se não forem tratados, colocando a vida em risco.

Os tipos de câncer de tireoide são os seguintes:

– Carcinoma Papilífero: responsável por 70% a 80% dos casos, é um tumor pouco agressivo e de evolução lenta, que em alguns casos pode se espalhar para os gânglios linfáticos.

– Carcinoma Folicular: de 10% a 15% dos casos são deste tipo. Dificilmente se espalha para os linfonodos, mas nos casos mais avançados pode se espalhar para ossos e pulmões.

– Carcinoma Medular: mais agressivo, ele pode secretar uma proteína que atua na calcificação dos ossos. É responsável por 5% dos casos.

– Carcinoma Anaplástico: o tipo menos comum (1% a 2%) e o mais agressivo, afeta mais homens do que mulheres, geralmente com mais de 65 anos. Tem crescimento rápido e pode atingir outros órgãos em pouco tempo.

Câncer de tireoide sintomas

A glândula tireoide fica no pescoço (Foto Ilustrativa)

A glândula tireoide fica no pescoço (Foto Ilustrativa)

Os sintomas do câncer de tireoide são difíceis de identificar, principalmente nos estágios iniciais da doença. Mas é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar a doença, como:

  • Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, crescendo rapidamente.
  • Rouquidão e alterações na voz que não desaparecem.
  • Tosse persistente.
  • Dificuldade para engolir.
  • Sensação de compressão da traqueia.

A presença desses sinais de câncer da tireoide não quer dizer que a pessoa está com a doença, mas é importante ir ao médico para fazer exames.

Câncer de tireoide tratamentos

A cirurgia é uma das formas de tratamento (Foto Ilustrativa)

A cirurgia é uma das formas de tratamento (Foto Ilustrativa)

O tratamento para câncer de tireoide depende do tipo do câncer e se ele se espalhou, entre outros fatores, podendo envolver:

  • Cirurgia para remover a tireoide (total ou parcialmente).
  • Quimioterapia para eliminar as células cancerosas.
  • Terapia com iodo radioativo.
  • Radiação externa.

A chance de cura para o câncer de tireoide existe, mas depende do tipo e do estágio da doença (quanto antes for tratada, maiores serão as chances de cura).

Como prevenir câncer de tireoide

É preciso ficar atento aos fatores de risco da doença (Foto Ilustrativa)

É preciso ficar atento aos fatores de risco da doença (Foto Ilustrativa)

A melhor forma de prevenção contra câncer de tireoide é ficar atento aos fatores de risco para essa doença, já que as causas do câncer de tireoide ainda não são conhecidas.

Entre os principais fatores de risco para câncer de tireoide estão história de irradiação no pescoço, mesmo que em baixas doses, e a ocorrência da doença na família.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.






Top