Câncer de tireoide principais sintomas

Você sabe sobre o Câncer de tireoide principais sintomas? O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre…

Você sabe sobre o Câncer de tireoide principais sintomas? O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos. Os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico. A presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e/ou ao sintoma de rouquidão, pode ser indicação de um tumor maligno na tireóide.

Confira: Benefícios do chá quente para nosso organismo

Câncer de tireoide principais sintomas - Saiba mais sobre o câncer de tireoide, seus tipos, sintomas, diagnóstico e tratamento (Foto: Divulgação)

Câncer de tireoide principais sintomas

Antes de saber sobre o câncer de tireoide principais sintomas é importante entender quais os tipos desta doença. Os mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico.

  • Carcinoma papilífero – Responsável por 70%, 80% dos casos, é um tumor pouco agressivo, de evolução lenta.
  • Carcinoma folicular – Costuma manifestar-se depois dos 35 anos e oferece risco maior de recidivas e metástases.
  • Carcinoma medular – É responsável por aproximadamente 5% dos casos de câncer da tireoide. Em geral, trata-se de um tumor mais agressivo, relacionado com certas síndomes genéticas e que secreta uma proteína que acarreta a calcificação dos ossos.
  • Carcinoma anaplásico – Corresponde a 2% dos casos de tumores da tireoide. De crescimento rápido, em pouco tempo atinge órgãos à distância, como os pulmões, os ossos e o fígado.
Leia também: Pedra na vesícula sintomas e tratamento

A incidência de câncer de tireoide tem aumentado nos últimos anos (Foto: Divulgação)

Tanto o carcinoma papilífero quanto o folicular costumam ser assintomáticos nas fases iniciais. Quando os sinais aparecem, o mais comum da doença costuma ser o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço. Em estágios mais avançados, podem ocorrer também aumento dos gânglios linfáticos e do volume do pescoço, rouquidão, tosse persistente, dificuldade para engolir e sensação de compressão da traqueia .

 Câncer de tireoide diagnóstico e tratamento

Cerca de 95% dos casos de câncer na tireoide são curáveis (Foto: Divulgação)

O diagnóstico de câncer de tireoide principais sintomas considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados. Como também exames de imagem como a ultrassonografia, a cintilografia e a ressonância magnética são recursos úteis para o diagnóstico.  O mais importante, porém, é a biopsia de aspiração com agulha fina para identificar a presença ou não de células tumorais malignas.

O tratamento do câncer da tireóide é cirúrgico. A tireoidectomia total ou parcial (em casos indicados) é o tratamento de escolha. O tratamento dos carcinomas bem diferenciados (carcinoma papilífero e carcinoma folicular) depende dos fatores de risco.Já os outros tumores malignos da tireoide, deverão ser tratados com a tireoidectomia total.

Leia mais: Alimentos que prejudicam os rins

A doença atinge cinco vezes mais mulheres do que homens, sendo o terceiro tipo de câncer mais incidente em mulheres. (Foto: Divulgação)

O câncer de tireoide é tratável e são altos os índices de cura. É fundamental manter o acompanhamento médico por toda a vida, uma vez que o sucesso do tratamento está diretamente correlacionado com o diagnóstico precoce

 


Top