Câncer de tireoide principais sintomas

Redacao 07/07/2015 Bem Estar

Você sabe sobre o Câncer de tireoide principais sintomas? O câncer de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos. Os tipos mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico. A presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical (gânglios linfáticos aumentados no pescoço) e/ou ao sintoma de rouquidão, pode ser indicação de um tumor maligno na tireóide.

Confira: Benefícios do chá quente para nosso organismo

Câncer de tireoide principais sintomas - Saiba mais sobre o câncer de tireoide, seus tipos, sintomas, diagnóstico e tratamento (Foto: Divulgação)

Câncer de tireoide principais sintomas

Antes de saber sobre o câncer de tireoide principais sintomas é importante entender quais os tipos desta doença. Os mais comuns são os carcinomas papilífero, folicular, medular e o anaplásico.

  • Carcinoma papilífero – Responsável por 70%, 80% dos casos, é um tumor pouco agressivo, de evolução lenta.
  • Carcinoma folicular – Costuma manifestar-se depois dos 35 anos e oferece risco maior de recidivas e metástases.
  • Carcinoma medular – É responsável por aproximadamente 5% dos casos de câncer da tireoide. Em geral, trata-se de um tumor mais agressivo, relacionado com certas síndomes genéticas e que secreta uma proteína que acarreta a calcificação dos ossos.
  • Carcinoma anaplásico – Corresponde a 2% dos casos de tumores da tireoide. De crescimento rápido, em pouco tempo atinge órgãos à distância, como os pulmões, os ossos e o fígado.

A incidência de câncer de tireoide tem aumentado nos últimos anos (Foto: Divulgação)

Tanto o carcinoma papilífero quanto o folicular costumam ser assintomáticos nas fases iniciais. Quando os sinais aparecem, o mais comum da doença costuma ser o aparecimento de nódulo palpável ou visível na região da tireoide ou do pescoço. Em estágios mais avançados, podem ocorrer também aumento dos gânglios linfáticos e do volume do pescoço, rouquidão, tosse persistente, dificuldade para engolir e sensação de compressão da traqueia .

 Câncer de tireoide diagnóstico e tratamento

Cerca de 95% dos casos de câncer na tireoide são curáveis (Foto: Divulgação)

O diagnóstico de câncer de tireoide principais sintomas considera os achados no exame clínico de palpação da glândula e a presença de gânglios linfáticos aumentados. Como também exames de imagem como a ultrassonografia, a cintilografia e a ressonância magnética são recursos úteis para o diagnóstico.  O mais importante, porém, é a biopsia de aspiração com agulha fina para identificar a presença ou não de células tumorais malignas.

O tratamento do câncer da tireóide é cirúrgico. A tireoidectomia total ou parcial (em casos indicados) é o tratamento de escolha. O tratamento dos carcinomas bem diferenciados (carcinoma papilífero e carcinoma folicular) depende dos fatores de risco.Já os outros tumores malignos da tireoide, deverão ser tratados com a tireoidectomia total.

Leia mais: Alimentos que prejudicam os rins

A doença atinge cinco vezes mais mulheres do que homens, sendo o terceiro tipo de câncer mais incidente em mulheres. (Foto: Divulgação)

O câncer de tireoide é tratável e são altos os índices de cura. É fundamental manter o acompanhamento médico por toda a vida, uma vez que o sucesso do tratamento está diretamente correlacionado com o diagnóstico precoce

 

Outros artigos

Dicas caseiras para combater acne

02/05/2013

Dicas caseiras para combater acne

Todo mundo alguma vez na vida já optou pelos truques caseiros para acabar com a acne, principalmente quando ela surge nos momentos mais inesperados, como às vésperas...

Baixe o dicionário Aurélio para iPhone

24/11/2011

Baixe o dicionário Aurélio para iPhone

Se já faz alguns anos desde que você saiu da escola, sabe que os dicionários da Aurélio estão entre os mais conceituados do Brasil. No entanto, com a chegada da er...

Lenços de Dança do Ventre – Como Usar

18/07/2011

Lenços de Dança do Ventre – Como Usar

A dança não é só mexer o corpo com movimentos aleatórios, a dança é uma expressão cultural muito forte, que traz com ela toda uma carga histórica de um país, e d...