Câncer de Pele Prevenção

☰ CONTEÚDOCâncer de Pele  PrevençãoQuando aparece o câncer?Qual o melhor tipo de prevenção contra o câncer de pele?Fatores de riscoPara concluir Câncer de Pele …

Câncer de Pele  Prevenção

A melhor solução para qualquer tipo de doença ainda é a prevenção, pois uma vez que instalada em nosso organismo fica muito mais difícil conseguir combater e na maioria das vezes as conseqüências são desastrosas. A exposição excessiva e constante a radiação ultravioleta do sol é o maior responsável pelo aparecimento de câncer de pele e ao contrário do que muita gente pensa “pele bronzeada” não é sinônimo de dele saudável. O sol em excesso ao longo dos anos pode manchar a pele e causa o envelhecimento precoce, por isso que pessoas principalmente as mulheres com pouca idade já tem aparência de mulheres mais maduras e começam a apelar para as técnicas mais modernas na área dermatológica contra o envelhecimento precoce.

Quando aparece o câncer?

Geralmente o câncer de pele aparece depois dos quarenta anos e o mais perigoso é o do tipo “melanoma” que apesar de somar apenas 5% dos casos de câncer cutâneo tem grande probabilidade de se propagar para outras partes do corpo que são as metástases. Esse tipo de câncer é mais agressivo quando a pessoa teima em se expor ao sol e não usa nenhum tipo de protetor solar, os médicos aconselham que todas as pessoas que se expõem ao sol devem usar uma proteção.

Qual o melhor tipo de prevenção contra o câncer de pele?

Os médicos recomendam que para se proteja do câncer de pele é necessário:

  • Evitar a exposição direta ao sol das 10 horas às 16 horas;
  • Usar filtro solar com proteção igual ou superior a 15, mas fazendo uma reaplicação a cada duas horas;
  • Usar chapéu e barraca;
  • Se for inevitável a exposição ao sol durante o trabalho é recomendado que use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
Leia Também:  Unimed Paulistana

Tomando esses cuidados vai ser muito difícil que você tenha um câncer de pele, mas se aparecer qualquer mancha na sua pele, procure imediatamente seu médico ou ligue para o Disque Saúde – 0800 61 1997.

Fatores de risco

O termo risco é usado para definir a chance que uma pessoa sadia exposta a determinados fatores ambientais ou hereditários tem de contrair uma doença. Uma pessoa fumante ou que bebe tem maior probabilidade de contrair um tipo de câncer, mas não é só isso, pois a alimentação e a pré-disposição a contrair o câncer também correspondem aos fatores de risco. Mas até mesmo quem esta dentro desses fatores podem prevenir evitando consumir bebidas alcoólicas, fumo e manter uma alimentação saudável a base de frutas cítricas e vegetais que sejam ricos em caroteno para que o organismo possa desenvolver anticorpos que combatam o câncer.

Para concluir

Ninguém esta livre de desenvolver um câncer de pele, mas se tomar cuidado com o sol e com o que come e bebe e optar por uma alimentação saudável com certeza você estará protegido 99% de desenvolver um câncer de pele. Os riscos diminuem consideravelmente a ponto de quase ficar a zero e a pessoa pode levar uma vida tranqüila sem o fantasma do câncer de pele.

Top