Câncer de Mama – Dicas de Prevenção

Um vilão na vida de todas as mulheres – o câncer de mama. Esta doença tem vitimado milhões de mulheres em todo o mundo…

Por Redacao em 21/07/2011

Um vilão na vida de todas as mulheres – o câncer de mama. Esta doença tem vitimado milhões de mulheres em todo o mundo e no Brasil, os dados mostram que a situação não é muito diferente, uma vez que com a falta de prevenção do câncer de mama a tendência deste problema vir com força total e causar a morte é muito maior. Sem dúvidas, este tipo de tumor que aomete muito as mulheres estão entre os que mais matam em todo o mundo e é preciso de cuidar para evitar que este mal alcance mais vidas.

Foi uma doença como esta que vitimou fatalmente a escritora de novela Andrea Maltarolli na melhor fase da sua vida, quando escrevia a sua primeira novela como autora principal que foi o folhetim Beleza Pura. Em Andre foi detectado com câncer de mama já em estágio avançado e morreu em setembro de 2009, deixando a saudade de um talento já constatado em telenovelas.

E quantas outras mulheres sofrem deste problema grave em todo o Brasil? Quantas famílias já perderam mulheres fortes, esposas, amigas, mães e filhas por causa de um problema de saúde tão sério que pode ser evitado com uma simples palavra: prevenção. E para tirar todas as suas dúvidas sobre como prevenir o câncer de mama foi que o Mundo das Tribos separou algumas dicas de como fazer a prevenção do câncer de mama de modo prático e bem eficiente.

A primeira dica é, sempre que for tomar banho, passe sabonete na região dos seios para a pele fica deslizante. Isso vai ajudar você, na hora que for apalpar os seios, a localizar se há algum caroço na região. Uma vez constatado este corpo estranho, não perca tempo e procure o quanto antes o seu ginecologista, pois este profissional vai saber passar todos os exames necessários para que seja diagnosticado ou não o problema bem como agilizar o quanto antes um possível tratamento contra o câncer de mama.

Caso você nada tenha encontrado após o toque, isso não significa que você não tenha que fazer regularmente um exame chamado de mamografia. Se você tem de 37 anos em diante, deve ao menos uma vez por ano passar por este exame que é fundamental para se fazer um passeio mais aprofundado nos seus seios com o objetivo de descobrir se há algum tumor em desenvolvimento.

Seguindo estes passos, tenha certeza de que grandes são as chances de evitar um mal como este – que mata – acometendo a sua saúde. Os passos para a prevenção são bem simples e uma vez seguidos à risca a boa notícia é que você não vai precisar enfrentar sessões de quimioterapia e radioterapia.
O câncer de mama, se descoberto em tempo hábil, pode dar grandes chances de cura e ainda evitar que os tratamentos sejam tão agressivos para a saúde. Previna-se e caso seja constatado este problema não entre em desespero. Confie em Deus e saiba que para tudo há uma solução.

Top