Canários: dicas, como cuidar

Ter um animal de estimação é algo bastante comum. Entretanto, enquanto a maioria das pessoas cria gatos e cachorros, outras preferem bichos um pouco…

Simpático, o canário também é uma boa opção para quem quer ter um animal de estimação.

Ter um animal de estimação é algo bastante comum. Entretanto, enquanto a maioria das pessoas cria gatos e cachorros, outras preferem bichos um pouco mais exóticos, como as aves. Algumas espécies fazem bastante sucesso nos lares brasileiros. Este é o caso do canário, bichinho agradável e bastante conhecido por aqui.

Da família Fringilidae, ele é originário de várias regiões, como dos Açores, arquipélago de domínio português, e das Ilhas Canárias, que pertencem aos espanhóis. Trata-se de um pássaro pequeno, com12,5 centímetros de comprimento. Além disso, sua plumagem possui tom amarelado, ficando um pouco mais clara na parte inferior do ventre (as fêmeas, geralmente, apresentam cor mais acinzentada e menos brilhante).

Seu período de reprodução ocorre entre os meses de março e junho, variando conforme as condições atmosféricas. Em média, a postura é de quatro a cinco ovos, com incubação de, aproximadamente, duas semanas (15 dias).

Originário dos Açores e das Ilhas Canárias, ele pode chegar a 12 cm de comprimento.

Bom, caso queira ter um desses em casa, você precisa seguir algumas orientações. São dicas sobre os cuidados necessários para que ele possa viver bem. Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, você pode consultar o guia da FOB (Federação Ornitológica do Brasil) com as principais sugestões de como criar um canário. Abaixo, estão algumas dessas medidas. Confira!

Dicas de como cuidar de canários

1. Na hora de escolher a ave, veja se não há manchas em sua barriga. O fato dela estar cantando, no caso dos machos, e comendo bem, para as fêmea, também serve de indicativo para você saber se o bicho é realmente saudável.

Leia Também:  Truques de Megan Fox para ficar com corpão

2. Compre uma gaiola onde ele possa ficar abrigado confortavelmente. Além disso, o ideal é que ela seja de arame galvanizado, que é contra corrosão. Por último, utilize papel de jornal para forrar o fundo. Troque a cada dois dias.

3. Escolha peças que ofereçam praticidade, como é o caso dos comedouros e bebedouros de plástico. Eles são fáceis de ser higienizados e podem ser instalados sem grande dificuldade.

Antes de levar um canário para casa, você precisa tomar nota de algumas orientações importantes.

4. Deixe seu canário num cômodo espaçoso e que, preferencialmente, tenha janelas voltadas para o sol nascente. Caso o ambiente seja fechado e não garanta uma boa circulação de ar, a ave pode vir a apresentar problemas respiratórios.

5. Monte o seu cardápio com verduras (chicória, couve e almeirão), farinhada de ovo cozido e sementes (no caso da aveia, tire a casca e o níger).

Com essas dicas, seu pássaro terá uma vida muito mais tranquila e saudável.

Top