Campanha Nacional quer vacinar 30 milhões de pessoas contra a gripe

A partir do dia 5 de maio, o Ministério da Saúde promoverá a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha será…

A expectativa é que 30 milhões de pessoas sejam vacinadas neste ano.

A partir do dia 5 de maio, o Ministério da Saúde promoverá a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha será feita em parceria com as secretarias estaduais e municipais, entre os dias 5 e 25 de maio, em todos os estados do País.

De acordo com o  Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa,  a finalidade da vacina é proteger pessoas mais propensas a apresentar a doença, como é o caso de crianças entre seis meses a dois anos, idosos, gestantes e funcionários da saúde. Embora não seja avaliada como uma doença grave, a gripe pode levar à morte, principalmente quando surge relacionada a outros problemas mais graves, como pneumonia e traqueobronquite.

A expectativa é que  30 milhões de pessoas  sejam vacinadas neste ano. Segundo o presidente da OMS (Organização Mundial de Saúde), Joaquim Molina, “o Brasil faz a maior campanha de vacinação de todas as Américas, é admirável.”

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os dois grandes recessos deste ano levaram a campanha a começar um pouco mais tarde. No entanto, ele garantiu que a vacinação será realizada dentro do prazo para que, a saúde da população não seja comprometida.

No ano passado, segundo levantamento do Ministério, 25.134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público alvo. No mesmo intervalo, foi notado uma queda de 64% nas mortes acarretadas pelo vírus Influenza H1N1. No total, 53 mortes foram verificadas. Ainda no ano passado, houve uma queda de 44% nos casos graves da doença, totalizando 5.230 casos.

Top