Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2013

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira (26), na cidade de Brasília, que tem como meta imunizar 31,3 milhões de pessoas contra a gripe. A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontecerá dos dias 15 a 26 de abril em 65 mil postos de saúde do Brasil. Saiba mais sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe 2013.

Gestantes, idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos devem ser vacinados. (Foto: divulgação)

Campanha de Vacinação

A meta para o número de indivíduos vacinados representa em torno de 80% do público-alvo, que totaliza 39,2 milhões. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram vacinadas, representando 86,3% do público determinado.

O total de doses que serão fornecidas esse ano é 42,9 milhões. A vacina oferece proteção contra três subtipos do vírus influenza, que estiveram presentes no inverno anterior, que são: gripe A, (H1N1), (H3N2) e o subtipo B.

PUBLICIDADE

Veja também gripe comum, como tratar 

Público que tem prioridade na vacina

O grupo que terá prioridade para ser vacinado contra gripe será:

  • Gestantes;
  • Crianças entre 6 meses e 2 anos;
  • Idosos a partir de 60 anos;
  • Presidiários;
  • Indígenas;
  • Profissionais da saúde;
  • Doentes crônicos;
  • Imunodremidos;
  • Mulheres até 45 dias após o parto.

As mulheres com até 45 dias de pós parto foram inclusas no público-alvo, pois possuem as mesmas condições de indicação da vacina durante a gestação e também porque podem ajudar a proteger o bebê.

Serão fornecidas 42, 9 bilhões de doses da vacina contra a gripe. (Foto: divulgação)

Portadores de doenças crônicas

O principal objetivo da campanha é diminuir as complicações, internações e mortes provenientes da gripe. Além disso, uma das metas é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independente da faixa etária.

Dentro do grupo de portadores de doenças crônicas estão as pessoas que possuem problemas cardíacos, pulmonares, obesidade, transplante de rim, deficiência mental, que fazem uso de medicamentos imonossupressores e outros.

Para 2013, os doentes crônicos terão maior acesso aos postos de saúde. Entretanto, é necessário apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Os indivíduos cadastrados nos programas de controle de doenças crônicas do SUS devem procurar os postos nos quais estão inscritos.

PUBLICIDADE
A campanha de vacinação contra gripe será do dia 15 a 26 de abril. (Foto: divulgação)

Veja também gripe, os principais sintomas 

A campanha de vacinação contra gripe está chegando, por isso fique atento e não deixe de tomar sua dose. A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenir a doença e as mortes provocadas por ela. Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa para saber maiores informações sobre a vacinação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.