Tire as dúvidas sobre a campanha de vacinação contra a gripe

Começou no último dia 5 de maio a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que abrange todo o Brasil. A vacinação…

A vacinação vai até o dia 25 de maio (Foto: Divulgação)

Começou no último dia 5 de maio a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que abrange todo o Brasil. A vacinação acontecerá até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco de terem manifestação graves da gripe. Porém, alguns ainda não tomaram a vacina por conta de dúvidas comuns, que tentaremos esclarecer abaixo, de acordo com informações do Ministério da Saúde:

1) A vacina protege contra a influenza A (H1N1)?
Sim, além de proteger contra a influenza A, possui em seu composto o vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. A vacina também previne contra a gripe comum, que é tradicional dessa época do ano.

2) Quem precisa se vacinar?
Na Campanha Nacional de Vacinação de 2012, a vacina contra gripe estará disponível gratuitamente para as pertinentes aos seguintes grupos:

– crianças de 6 meses a menores de 2 anos;
– pessoas acima de 60 anos;
– trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com o vírus da gripe;
– gestantes
– indígenas;
– pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde.
– detentos;

Leia também: Metrô de São Paulo opera parcialmente devido a greve

3) Por que esses grupos são considerado de risco?

Diante de alguns estudos, o Ministério da Saúde chegou a conclusão que crianças pequenas, gestantes e idosos tem maior probabilidade de serem contaminadas com o vírus da gripe e com isso, podem desenvolver problemas mais graves como a pneumonia.

Leia Também:  Sopa de batatas

4) Quem se vacinou em 2011, precisa se vacinar novamente?
Sim, pois a imunidade contra a gripe dura somente até um ano depois de se tomar a vacina. Além disso, o vírus do ano passado não o mesmo que está circulando hoje, pois sofrem mudanças, assim como as vacinas, que são adequadas as novas características do vírus da gripe.

5) Gripe e resfriado são iguais?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus Influenza (tipos A, B e C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado pelo Rhinovírus (com seus vários tipos), sendo que a transmissão entre as pessoas se dá por meio das vias respiratórias.

6) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses.

As crianças pequenas estão no grupo de risco (Foto: Divulgação)

7) Pessoas que usam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, o uso não impede a vacinação.

8) Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde de 2011 declarou que o doador fica inapto para fazer a doação pelo período de um mês a partir da data que foi vacinado contra a Influenza. Depois do prazo, pode fazê-la.

9) Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Após a campanha só serão vacinadas a população prisional e pessoas que apresentem condições clínicas específicas, determinadas por um médico.

10) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.

Leia Também:  Aquário em casa: cuidados, dicas, como manter

Top