Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2011

PUBLICIDADE
campanha-de-vacinação-contra-a-gripe-2011

Campanha de Vacinação 2011 Contra a Gripe – O governo brasileiro realiza a vacinação contra o vírus da gripe já há alguns anos, em edições anteriores, apenas os idosos e indígenas podiam receber a imunização. Na campanha desse ano de 2011, que começou no último dia 25 de abril (segunda-feira) a vacinação não é destinada apenas a pessoas mais velhas e populações de índios. Crianças, profissionais da área da saúde e gestantes também devem comparecer aos postos de saúde para receber a dose. Isso porque juntamente aos idosos e aos índios, essas pessoas constituem o grupo de indivíduos mais sensíveis à gripe e suas possíveis complicações.

A campanha se encerra no dia 13 de maio (sexta-feira). Há 65 mil postos de saúde para aplicar a vacina em: crianças de 6 meses a 2 anos de idade, idosos com mais de 60 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e os profissionais da saúde, como: médicos, enfermeiros, entre outros. A gripe pode causar pneumonias bacterianas ou agravamento de outras doenças como hipertensão; o que pode ser fatal nos tipos de pessoas incluídas à imunização.

A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe, como o H1N1 (incluído na campanha desse ano, como recomenda a Organização Mundial da Saúde) já que esse foi causador de diversas mortes em todo o mundo há dois anos.

PUBLICIDADE

Não precisa ter medo de efeitos colaterais ou de quaisquer outros motivos. A vacina é segura. Apenas pessoas com alergia a proteína do ovo, que possuem deficiência na produção de anticorpos ou que atualmente passam por tratamento de quimioterapia ou radioterapia não devem tomar a vacina sem antes consultar um médico.

Nas crianças a imunização é um pouco diferente, você pai, mãe ou responsável pelo (a) pequeno (a) deve levá-lo a um posto de saúde para receber a vacina. Após 30 dias a criança deve voltar à unidade de saúde para recebera segunda dose. O governo espera imunizar ao menos 23,8 milhões de pessoas, o que indica 80% do público alvo.

campanha-de-vacinação-contra-a-gripe-2011

Pra quem não sabe como as vacinas funcionam, vamos explicar brevemente. Essa injeção é preparada de antígenos (substâncias estranhas a um organismo). Ao entrarem em contato com o corpo humano, há a estimulação de linfócitos que produzem anticorpos (proteínas de defesa específicas contra os vírus).
No caso de crianças a segunda dose é necessária, pois essas pequenas pessoas ainda não possuem defesas suficientes a certos antígenos, comparando-se a um adulto.

Então, na segunda dose, a produção de anticorpos é muito mais acelerada e consequentemente mais eficiente. Isso não significa que na primeira não haja estimulo no organismo para se proteger. O que ocorre é que a primeira vacinação, os anticorpos são produzidos de modo lento.

Por esses motivos é de extrema importância que você não esqueça de retornar com seu filho (a) ao posto de saúde. Enfim, idosos, grávidas, crianças, indígenas e profissionais da saúde, não deixem de comparecer a uma unidade de saúde. Receber imunização contra os vírus da gripe evita que possíveis sérios problemas fragilizem suas saúdes.

Não perca mais tempo, pegue já seus documentos, carteira de vacinação e vá até o posto mais próximo da sua casa. Sem medo de agulhada, hein? Desejamos a todos boa vacinação, muita saúde e até a próxima.

PUBLICIDADE
campanha-de-vacinação-contra-a-gripe-2011

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.