Campanha de Doação de Leite Materno Campanha de Doação de Leite Materno

Campanha de Doação de Leite Materno

A amamentação é fundamental para a criança nos seus primeiros meses de vida. O leite materno se destaca pelo fato de ser completo e…

Por Isabella Moretti em 23/05/2013

A amamentação é fundamental para a criança nos seus primeiros meses de vida. O leite materno se destaca pelo fato de ser completo e conter todos os nutrientes que o bebê necessita, como vitaminas, proteínas, gorduras e água. O alimento também favorece os fatores de proteção e defesa.

A campanha está sendo realizada no Brasil e em outros países. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Leite materno: como doar

Semana Mundial de Doação de Leite Materno

Algumas mães, no entanto, não possuem leite o suficiente para amamentar o filho por pelo menos seis meses. Nestes casos, é preciso buscar doações de leite materno para que a criança possa usufruir das propriedades nutricionais essenciais.

A Semana Mundial de Doação de Leite Materno foi criada com o objetivo de mobilizar as mulheres que possuem condições de amamentar os seus filhos. Elas, por sua vez, podem contribuir com a nutrição de um bebê que não tem leite materno ao seu dispor.

A campanha de incentivo a doação de leite materno de 2013 se estende de 19 a 24 de maio. Além do Brasil, outras 23 nações também estão se mobilizando, como é o caso dos países da América Latina, da África e da Península Ibérica.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é a melhor do mundo. (Foto:Divulgação)

Para aumentar o número de doações nos bancos de leite materno, a campanha está sendo responsável por promover ações. Entre as atividades, vale ressaltar a visita aos centros de saúde, a inauguração de postos de coleta e o esclarecimento de dúvidas.

A doação de leite materno no Brasil

O Brasil coleta mais de 160 mil litros de leite humano com qualidade certificada por ano. Esta quantidade serve de alimento para aproximadamente 175 mil recém-nascidos.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, também conhecida pelas siglas rBLH-BR, é conhecida como a maior e mais completa do mundo. Neste ano de 2013, a rede fz 70 anos de funcionamento.

Como doar leite materno?

O leite pode permanecer congelado durante 15 dias. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo para doar leite materno:

– Escolha um frasco de vidro com tampa plástica;

– Coloque o recipiente em uma panela de água e deixe ferver por 15 minutos;

– Seque o frasco com um pano limpo;

– O leite deve ser retirado logo após o bebê mamar, de preferência em um lugar limpo;

– A higiene é fundamental para retirar o leite, por isso é recomendado usar máscara e cobrir o cabelo com uma touca;

– Antes de mexer nas mamas, é importante lavar as mãos e os antebraços com água.

– É mais apropriado retirar o leite materno de forma manual. Se tiver dificuldades, a mulher pode procurar um Banco de Leite Humano para receber ajuda na coleta;

– O frasco com leite materno deve ser armazenado no congelador ou freezer. O seu armazenamento é possível por até 15 dias.

Veja também: Alimentos que estimulam leite materno

Top