Camiseta que muda de cor

Já pensou em sair de casa com uma camiseta amarela e no meio do caminho perceber que está usando uma vermelha? O que você…

Por Editorial MDT em 25/12/2011

As camisetas que mudam de cor são parte da tecnologia empregada na indústria têxtil.

Já pensou em sair de casa com uma camiseta amarela e no meio do caminho perceber que está usando uma vermelha? O que você pensaria se desse um abraço em seu amigo e as marcas de seus braços surgissem na camiseta dele? E que tal esfregar a estampa da camiseta de uma amiga e a imagem mudar totalmente?

Com certeza seria uma situação muito curiosa e surpreendente, mas é completamente possível de acontecer. Isso mesmo! A tecnologia evolui rapidamente, mas não fica restrita a produtos eletrônicos, muito pelo contrário, ela alcança lugares que nem imaginamos, como a indústria têxtil.

De acordo com a temperatura

Há algum tempo as sandálias, presilhas e canetas que mudavam de cor de acordo com a temperatura ambiente eram moda, mas… Alguém já ouviu falar em camiseta que muda de cor?

Pois é, essa invenção, que tem dado o que falar, apesar de parecer uma camiseta como qualquer outra é muito mais especial do que se pensa, pois muda de cor instantaneamente nos lugares em que é exposta a qualquer tipo de fonte de calor, como por exemplo, as próprias mãos, adquirindo uma coloração mais clara.

As empresas que investiram nessa tecnologia são várias, mas a camiseta mais falada do momento é a Thermowear, que apesar de não ser um item fashion (é uma camiseta básica com a marca da empresa estampada no peito), tem agradado muito o público que procura por novidades.

A camiseta mais falada do momento é a Thermowear.

O preço de uma peça assim pode não ser tão alto quanto se imagina. Essas camisetas podem ser encontradas a partir de R$50,00 e são uma ótima desculpa para ser tocado e ganhar abraços!

Existem também as camisetas que, diferente da Thermowear, não mudam de cor por completo. O que acontece nessa situação, como é o caso de uma coleção lançada pela Redley, é que as estampas mudam ou surgem conforme há o aumento da temperatura. É muito divertido, o único problema é que o aumento no preço, se comparado com a camiseta anterior, é proporcional ao apelo fashion. Uma camiseta dessa marca não sai por menos de R$115,00 segundo informações no site da loja.

De acordo com a luz

As camisetas feitas com essa tecnologia necessitam apenas da presença de luz para desencadear uma reação química que resultará na mudança da cor. Em alguns modelos, o que muda a cor é a própria camiseta, enquanto que em outros, estampas monocromáticas tornam-se coloridas e bem chamativas.

De acordo com a poluição

Por mais inacreditável que isso pareça, designers desenvolveram uma camiseta inteligente que muda a cor da estampa (em formato de pulmão e coração, os dois órgãos que mais sofrem com a poluição), conforme detecta poluentes do ar.

As camisetas possuem sensores de monóxido de carbono. O que acontece é que a estampa, feita de tecido que reage à mudança de temperatura, detecta os poluentes e envia sinais elétricos; a condução elétrica muda a temperatura dos fios, fazendo com que ocorra a mudança na cor do desenho.

Algumas camisetas precisam apenas da presença de luz para que mudem de cor.

Top