Câmera Fotográfica para Deficiente Visual

A câmera fotográfica para deficiente visual é um produto inovador que promete melhorar, e muito, a vida das pessoas que não podem enxergar. O…

Por Redacao em 12/02/2015

A câmera fotográfica para deficiente visual é um produto inovador que promete melhorar, e muito, a vida das pessoas que não podem enxergar. O aparelho foi apresentado ao mundo em 2008 e logo de cara despertou o interesse de todos aqueles que sofrem de cegueira.

Câmera Fotográfica para Deficiente Visual. (Foto: Divulgação)

Essa câmera incrível, que promete executar uma função que parece pouco provável, foi desenvolvida pelo designer chinês Chueh Lee. O equipamento sustenta a promessa de que os deficientes visuais poderão sentir as fotos registradas.

Veja também: Celular Para Deficiente Visual

Câmera Fotográfica para Deficiente Visual

A câmera fotográfica Touch Sight é um dispositivo que permite que pessoas com deficiência visual registrem momentos e se lembrem deles através de um monitor em braile que gera imagens 3D das coisas que foram fotografadas, onde a pessoa poderá sentir a foto.

A câmera tem outras funções interessantes que promete facilitar a experiência do deficiente. Ela tem a capacidade de armazenar 3 segundos de áudio do ambiente em conjunto com a foto, o que ajuda na lembrança do momento registrado.

A câmera transforma a foto em braile. (Foto: Divulgação)

E como o deficiente vai saber se está tirando a foto corretamente? Bom, o inventor diz que o ideal é segurar a câmera contra a testa para conseguir obter o melhor ângulo e assim capturar a imagem.

Chueh Lee, criador da câmera fotográfica para deficiente visual, trabalha como engenheiro na Samsung da China. Ele acredita que o seu invento tem a capacidade de proporcionar uma sensação totalmente nova a todos que não podem enxergar o mundo. A câmera consegue armazenar todos os momentos fotografados e o deficiente consegue acessar tranquilamente o conteúdo para reviver suas lembranças.

O deficiente visual pode reviver suas lembranças através das fotos. (Foto: Divulgação)

Os deficientes visuais que já tiveram a oportunidade de conhecer a câmera Touch Sight não estão tendo dificuldades para tirar as fotos e usar os principais recursos. De acordo com o Instituto para Deficientes Visuais de Israel, os alunos do curso de fotografia conseguem estimar bem a distância de um determinado objeto por causa da luz e da audição aguçada.

A câmera deve ser posicionada na altura da testa. (Foto: Divulgação)

Outras tecnologias para deficientes visuais

Além da câmera fotográfica para deficiente visual, muitas outras tecnologias estão sendo desenvolvidas para facilitar a vida dos cegos. Em 2013, uma start-up israelense criou uma espécie de câmera que lê para o deficiente visual. Esse dispositivo pequeno deve ser acoplado aos óculos. Para que o aparelho reconheça o texto, o leitor só precisa apontar com o dedo. A funcionalidade é bem semelhante ao Google Glass. Bacana, né?

 

 

Top