Calendário do IPVA 2022 lançado pelo Governo do Piauí. Confira!

Felipo Bellini 10/12/2021 Notícias

O governo do Piauí publicou nesta última segunda-feira (6), a tabela do IPVA do ano de 2022. Todas as datas e descontos foram divulgados para que os cidadãos se informem do próximo pagamento.

Segundo o site oficial do estado, todas as regras e descontos para o pagamento do IPVA seguem a mesma linha dos anos anteriores. 

Calendário de pagamento do IPVA 2022 do Piauí

Conforme foi divulgado, o abatimento do IPVA varia de 5% a 15% no pagamento de formato único. Esse desconto é maior que do estado do Rio de Janeiro, por exemplo. Em conformidade com o calendário difundido do IPVA 2022 do Piauí, quem escolher o método a vista terá os seguintes descontos:

  • Pagamento até a data  31 de janeiro de 2022  em formato único: 15% de desconto
  • Pagamento até a data 28 de fevereiro de 2022 em formato único: 10% de desconto
  • Pagamento até a data 31 de março de 2022, em formato único: 5% de desconto

Para aqueles que desejam realizar o pagamento no formato parcelado, os prazos seguirão o seguinte formato:

  • Pagamento da primeira parcela no dia 31 de março de 2022
  • Pagamento da segunda parcela no dia 29 de abril de 2022
  • Pagamento da terceira parcela no dia 31 de maio de 2022

Fique de olho para possíveis mudanças no futuro.

Como posso pagar o IPVA 2022?

O boleto do IPVA 2022 no estado do Piauí pode ser adquirido no formato digital ou impresso através do Detran – PI. Neste ambiente é possível conferir e imprimir o boleto, além de se informar por meio do guia de pagamento do IPVA.

Calendário do IPVA 2022 lançado pelo Governo do Piauí. Confira! (2)

Fonte/Reprodução: original

Esse imposto deve estar sempre em dia, o não pagamento do IPVA trará alguns problemas ao motorista, como a restrição da renovação do registro do carro, multa e até perda de pontos na CNH. Para apurar possíveis débitos sem o pagamento basta informar-se pelo site da Secretaria da Fazenda do estado do Piauí. 

Onde posso pagar o IPVA

O IPVA 2022, segundo informações da Secretaria da Fazenda, pode ser liquidado em qualquer rede bancária que seja autorizada. É possível efetivar a quitação do débito em caixas eletrônicos de todo o estado, internet banking e débito agendado. 

Casas lotéricas também são autorizadas a receberem pagamentos de IPVA, para pagar em uma é necessário que tenha o código do RENAVAM em mãos junto com o registro do veículo.

O IPVA é um tributo que se paga uma vez por ano, seu valor é voltado para o Tesouro Nacional. Qualquer cidadão que tenha em seu nome um meio de transporte é obrigado a pagar a contribuição ano a ano.

Outros artigos

Viagens baratas no Brasil

20/11/2014

Viagens baratas no Brasil

Confira dicas de Viagens baratas no Brasil. Já estamos no fim do ano e muitas pessoas aproveitam os feriados, férias e/ou folga para viajar e relaxar. Mesmo que "em ...

Concurso INCA 2016: vagas, inscrições

23/10/2016

Concurso INCA 2016: vagas, inscrições

O Ministério da Saúde divulgou o edital para o novo Concurso INCA 2016, que fará a seleção para 26 vagas de contratação imediata, além da formação de cadastro reserv...