Calendário de pagamento de 2022 do INSS: confira as datas!

Felipo Bellini 25/12/2021 Notícias

O INSS divulgou os dias conforme o número de benefício, que varia de acordo com o salário mínimo. Veja as datas na íntegra.

O calendário de pagamento de 2022 do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já está disponível, a partir desta quarta-feira (01/12), para os mais de 36 milhões de beneficiários no país. Por meio da divulgação, aposentados, pensionistas e segurados beneficiários junto ao INSS podem saber as datas certas dos valores que vão cair em sua conta bancária.

As datas da renda previdenciária, também contempla quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que contempla pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos.

Assim, o calendário foi montado de acordo com o valor do benefício. Por exemplo, os aposentados e pensionistas que ganham R$ 1.100 (salário mínimo em 2021) serão os primeiros a receber, entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro.

Já para os que ganham mais do que o piso previdenciário, o pagamento se dará no início de cada mês, a contar a partir de fevereiro.

Confira todas as datas oficiais para os beneficiários da renda previdenciária em 2022

Calendário de pagamento de 2022 do INSS: confira as datas!

Calendário de pagamento de 2022 do INSS. Fonte: Divulgação na íntegra INSS.

Como funciona em feriados?

Segundo o anúncio do INSS, os finais de semana não contam como dia útil para as liberações. Além disso, feriados municipais, estaduais ou federais, também não contam, sendo que o pagamento do benefício cairá no próximo dia útil.

Portanto, o calendário de pagamento de 2022 do INSS adianta uma interrupção durante o Carnaval de 2022. Dessa forma, os depósitos serão em 21 de fevereiro e continuam até o dia 25, mas só retornam no dia 3 de março, que dá numa quinta-feira.

Como fazer a consulta?

Para fazer a consulta, basta saber o conjunto numérico do benefício (NB), que contém 10 dígitos e aparece nesse formato: 999.999.999-9. Para facilitar, o segurado deve se atentar  ao penúltimo número, que antecede o hífen.

O prazo para sacar os benefícios com cartão próprio vai até o final do mês seguinte cerca de 60 dias) em relação ao dia da liberação do valor na conta. Logo, a divulgação ressalta que se o segurado não fizer o saque nesse período, a quantia volta para o INSS.

O órgão ainda lembra que quem já recebe o benefício há algum tempo vai continuar a seguir as mesmas datas.

Se você é um segurado do INSS ou conhece algum, é possível também conferir mais uma vez as datas e valores no aplicativo Meu INSS (instalar no celular) ou acessar o site do INSS. Ou, se preferir, ser instruído pelo telefone 135.

Outros artigos

Os mitos e verdades sobre a primeira vez

15/08/2013

Os mitos e verdades sobre a primeira vez

Sexo é bom e faz bem para a saúde, porém pode causar muita dor de cabeça, especialmente para pessoas mais jovens. Muitos mitos e verdades são criados em relação a pr...

Embalagens criativas de produtos: fotos

31/05/2013

Embalagens criativas de produtos: fotos

A embalagem não serve apenas para proteger e conservar um produto, ela também favorece a criação de uma identidade visual. A importância deste elemento fica claro no...