Cálculo Peso Ideal | Saiba Como Calcular o IMC

A obesidade é um problema que está preocupando as pessoas, sendo caracterizada pelo elevado ganho de peso. Para evitar esse distúrbio que afeta grande…

calculo peso ideal saiba como calcular o imc

A obesidade é um problema que está preocupando as pessoas, sendo caracterizada pelo elevado ganho de peso. Para evitar esse distúrbio que afeta grande parte da população, é importante que cada indivíduo tenha conhecimento do seu IMC (Índice de Massa Corporal), um cálculo feito com base na altura e valor da massa.

Estamos formando uma geração de obesos, as pessoas não tomam os devidos cuidados com a alimentação e desde crianças são habituadas a adotar um cardápio irregular. Gorduras e açucares são componentes alimentares que contribuem com a obesidade, em especial quando o consumo é acompanhado do sedentarismo (falta de atividades físicas).

O Cálculo do IMC foi criado Lambert Quételet no final do século XIX, ele adotou estratégias simples para verificar a massa ideal que cada indivíduo devia possuir de acordo com as proporções do seu corpo. Tal método passou a ser considerado fácil e rápido, sendo um recurso fundamental para o trabalho da OMS (Organização Mundial de Saúde) no combate a obesidade.

Após conhecer a origem do Índice de Massa Corporal, chegou à hora de aprender como calcular o IMC. Use a divisão para chegar aos valores, dividindo a massa do indivíduo (quilogramas) pelo quadrado de sua altura (metros). Seguindo essa técnica o cálculo ganha a seguinte forma: IMC =Massa/Altura ²

Depois de efetuar a conta e chegar a um valor, será necessário avaliar a tabela de IMC para descobrir qual a sua classificação. O tipo de obesidade mais sério é aquele que ultrapassa o índice 40,0 e requer tratamento rigoroso para sanar o problema. Os dados são os seguintes:

calculo peso ideal saiba como calcular o imc 1

Os nutricionistas costumam calcular peso ideal dos seus pacientes antes de elaborar uma dieta alimentar personalizada para cada um deles. O método é seguro, mostra para a pessoa sua condição de saúde com clareza. Fases como infância e adolescência podem ter IMC abaixo da média devido ao estágio de crescimento.

Caso você não esteja disposto a fazer o cálculo da massa corporal de cabeça, a dica é usar a internet como uma ferramenta. No site Como Emagrecer você vai encontrar uma calculadora online de IMC, onde basta informar seu peso e altura para o sistema gerar as informações.


Top