Cálculo do IR no smartphone

Na última sexta-feira (15), a Receita Federal apresentou um aplicativo que facilita o cálculo de imposto de renda 2013. O programa permite que o…

Por Isabella Moretti em 19/03/2013

Na última sexta-feira (15), a Receita Federal apresentou um aplicativo que facilita o cálculo de imposto de renda 2013. O programa permite que o contribuinte use o tablet ou smartphone para simular o valor do IRPF mensal e anual.

O aplicativo da Receita está disponível para Android ou iOS. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Programa para fazer declaração de IR 2013

Apesar do aplicativo de IR ter sido apresentado recentemente, ele não é uma completa novidade. O sistema foi lançado, na verdade, em junho de 2012 e já teve um milhão e 100 mil consultas sobre “Restituição IRPF”, além de um milhão de “Consulta CPF”.

A segunda versão do app da Receita para calcular IR funciona nos sistemas operacionais Android ou iOS (Apple iPhone). Em comparação a primeira versão, o aplicativo está mais moderna e com os recursos aprimorados.

Nova versão do aplicativo para calcular IR 2013

Através da plataforma do app da Receita, o contribuinte consegue realizar diversas ações relacionadas ao IR, como gerar e imprimir o DARF para o pagamento de cotas do Imposto de Renda devido a partir de 2006. As atualizações de valores, como o cálculo de multas e juros, é feita automaticamente pelo aplicativo.

O aplicativo para smartphone da Receita Federal apresenta diversas funcionalidades. Ele permite o armazenamento do histórico dos serviços, incluindo o de “Consulta ao CPF” e “Reinstituição de CPF”. De acordo com informações da Receita, os aparelhos poderão armazenar as informações de até 20 CPFs cada.

O aplicativo permite o armazenamento do histórico dos serviços. (Foto:Divulgação)

Depois de utilizar a função de cálculo do IR, o contribuinte tem acesso à melhor opção de declaração. Ou seja, o aplicativo indica se os rendimentos devem ser declarados de forma padrão ou simplificada, de acordo com a situação.

O programa da Receita Federal criado para tablets e smartphones também garante o acesso ao “Perguntão IRPF2013”, uma ferramenta que permite fazer consultas por capítulo e palavra-chave para esclarecer as principais dúvidas.

Quem instalar o aplicativo da Receita no smartphone terá acesso a um Quiz com 10 perguntas e respostas sobre declaração de imposto de renda. As questões são geradas aleatoriamente, a partir de um banco de dados que conta com 300 testes diferentes.

Para poder usufruir das ferramentas do novo serviço, o contribuinte precisa fazer um cadastramento prévio do aparelho móvel no site da Receita Federal.

Imposto de Renda 2013

Declaração de IR pode ser feita até o dia 30 de abril. (Foto:Divulgação)

Desde o dia 1º de março, os brasileiros estão realizando a declaração de imposto de renda 2013. A prestação de contas com o fisco deve ser feita até o dia 30 de abril, caso contrário o contribuinte pagará multa. Se houver algum erro de preenchimento ou dado omitido na declaração de IR, existe a possibilidade de o indivíduo ser pego pela malha fina.

Veja também: Novas regras de imposto de renda 2013

Top