Cálculo de Rescisão Fundo de Garantia

O Cálculo de Rescisão Fundo de Garantia é uma conta que permite verificar o valor do FGTS. Este benefício trabalhista, por sua vez, foi…

Por Redacao em 11/09/2014

O Cálculo de Rescisão Fundo de Garantia é uma conta que permite verificar o valor do FGTS. Este benefício trabalhista, por sua vez, foi criado para proteger o empregado em casos de demissão sem justa casa. A reserva financeira é útil para arcar com as despesas enquanto não se encontra uma nova ocupação.

Calculo de Rescisão Fundo de Garantia. (Foto: Divulgação)

Entenda o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) existe desde 1966, sendo administrado pela Caixa Econômica Federal. Ele atende aos trabalhadores com contrato de trabalho formal, ou seja, com carteira assinada. Os trabalhadores rurais, temporários e avulsos também podem solicitar o benefício.

O valor do FGTS é depositado mensalmente pelo empregador, sendo 8% do salário pago ao trabalhador. Para conferir se os depósitos estão sendo realmente realizados, basta consultar o extrato/saldo pela internet.

Saiba mais: Como Resgatar o Fundo de Garantia

O trabalhador pode sacar o fundo de garantia em diferentes situações, como demissão sem justa causa, término do contrato, aposentadoria, desastre natural, suspensão do trabalho avulso, idade superior a 70 anos, diagnóstico de câncer, vírus HIV e rescisão.

A Rescisão significa a anulação ou cancelamento do contrato de trabalho. Ela pode acontecer por extinção parcial ou total da empresa, pelo falecimento do empregador individual, por culpa recíproca ou força maior.

O dinheiro do empregador é depositado pelo FGTS. (Foto: Divulgação)

Mesmo com a rescisão de contrato de trabalho, o profissional pode solicitar o saque do seu FGTS junto a Caixa Econômica Federal. O processo pode necessitar da apresentação de documentos, como carteira de trabalho, RG, cartão cidadão e um documento assinado pelo empregador que comprove a situação de rescisão contratual.

Cálculo de Rescisão Fundo de Garantia

Muitas pessoas não sabem como calcular o fundo de garantia e ficam sem saber se o valor depositado pelo empregador está realmente correto. No entanto, o cálculo de rescisão FGTS é bem simples de ser realizado, principalmente com a ajuda da internet.

O site Calcule.net oferece uma série de cálculos trabalhistas, que podem ser realizados online de forma prática e simples. O profissional pode calcular suas férias, o INSS, o imposto de renda e o seguro desemprego. Ele também possui um item chamado Cálculo de Rescisão Fundo de Garantia.

O valor do FGTS considera o valor do salário e o tempo de serviço. (Foto: Divulgação)

O cálculo do FGTS é realizado considerando a data de início e a data de final das atividades prestadas para a empresa. O valor do salário também é usado nesta conta. O objetivo é somar 8% da remuneração por cada mês trabalhado.

Se você quer fazer o Cálculo de Rescisão Fundo de Garantia e conhecer o valor do seu acerto, acesse Calcule.net.

Top