Isabella Moretti 28/03/2016 Serviços

Você sabe fazer o cálculo de férias? Após um ano de trabalho em regime CLT o trabalhador tem direito a um mês de descanso remunerado. Espera-se ansiosamente por esse mês. Período em que normalmente o trabalhador costuma viajar, visitar parentes e amigos distantes, resolver pendências, realizar um curso, além de descansar, podendo dormir e acordar a hora que deseja, após um longo período de trabalho contínuo e melhor ainda continuar recebendo. Então surge a questão: Como fazer o cálculo do valor a receber? Essa é uma das informações de maior interesse para o trabalhador.

Cálculo de Férias (Foto: FreePik)

Cálculo de Férias (Foto: FreePik)

Cálculo de Férias

O cálculo de Férias é uma análise que precisa ser feita em função dos direitos do trabalhador, o valor costuma variar de acordo com o salário e tempo de serviço. Quando o funcionário não tira suas férias, ele deve ser compensado pelo empregador com o pagamento de uma determinada quantia. O empregador deve conceder as férias do trabalhador num período de 11 meses após completar um ano de trabalho, caso isso não ocorra o trabalhador tem o direito de receber uma multa, que corresponde ao valor dobrado das férias.

Leia mais informações sobre: Décimo terceiro proporcional: como calcular

Cálculo varia de acordo com a função

Valor para ser calculado depende da profissão (Foto: FreePik)

Valor para ser calculado depende da profissão (Foto: FreePik)

A função no mercado de trabalho pode interferir no cálculo, como é o caso do empregado doméstico: avalia-se valor do salário mensal, data de início das férias e venda de 1/3 do período de férias. Quando se trata de vínculo empregatício com uma empresa, a instituição deve seguir as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Base do cálculo

Geralmente o valor a ser pago de férias é um salario bruto mais 1/3, mas não é tão simples assim, pois existem outros fatores que influenciam no valor a receber, essa é só uma base de cálculo. O valor de férias também sofre descontos, como INSS e IRRF. Para fazer o cálculo deve-se levar em conta outros fatores, como número de dependentes, horas extras realizadas no período etc. Caso necessite de dinheiro é possível vender 1/3 das férias, gozando de 20 dias apenas e trabalhando os outros 10, o que denominado abono pecuniário.

Além deste benefícios, outros também são previstos na CLT (Foto: FreePik)

Além deste benefícios, outros também são previstos na CLT (Foto: FreePik)

O empregador não pode se negar a conceder o abono pecuniário ao trabalhador. Além disso o trabalhador tem o direito de receber a primeira parcela do 13.° salário por ocasião das férias, mas para isso o pedido deve ser feito até o dia 31 de janeiro do ano em que as férias serão gozadas, caso isso não ocorra dentro do prazo estipulado, fica a critério do empregador conceder esse benefício.

Leia mais informações sobre: Acerto Trabalhista, como fazer o cálculo 2015

Direitos e deveres

Caso o trabalhador tenha acima de 6 faltas não justificadas no período de 12 meses poderá ser reduzido o seu tempo de férias.

Cumpra seus deveres para ter seus direitos (Foto: FreePik)

Cumpra seus deveres para ter seus direitos (Foto: FreePik)

O direito de receber a remuneração equivalente a suas férias acontece depois de completados 12 meses de trabalho. O valor da contribuição do INSS pode influenciar no salário adicional das férias, por isso fique atento as suas condições trabalhistas. Faça o cálculo de Férias agora mesmo e forneça dados como salário bruto, valor de horas extras, número de dependentes, possíveis abonos ou adiantamentos e obtenha o resultado que deseja.

Confira a forma correta de se fazer o calculo das férias

Outros artigos

Produtos de beleza seguros para grávidas

22/09/2014

Produtos de beleza seguros para grávidas

Produtos de beleza seguros para grávidas causam muitas dúvidas sempre. Para não fazer mal para acriança, na dúvida, muitas crianças deixaram de usar produtos na grav...

Celular Com Bafômetro Onde Comprar

04/03/2011

Celular Com Bafômetro Onde Comprar

Celular com Bafômetro Onde Comprar Usar celular hoje em dia é muito comum, pois as pessoas se acostumaram tanto com esse aparelho que se tornou impossível viver s...