Cálcio e vitamina D podem melhorar expectativa de vida de idosos Cálcio e vitamina D podem melhorar expectativa de vida de idosos

Cálcio e vitamina D podem melhorar expectativa de vida de idosos

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Aarhus revelou que a combinação de cálcio e vitamina D estende a expectativa de vida. Os resultados deste…

Por Isabella Moretti em 22/06/2012

A combinação dos suplementos prolonga a vida dos idosos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Aarhus revelou que a combinação de cálcio e vitamina D estende a expectativa de vida. Os resultados deste estudo dinamarquês foram publicados no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Ingestão de cálcio e vitamina D prolonga a vida

De acordo com os autores da pesquisa, os suplementos de cálcio e vitamina D reduzem em até 9% as chances de mortalidade em um prazo de três anos. Para chegar a esta conclusão, foram acompanhados mais de 70 mil idosos com idade média de 70 anos.

Os benefícios das propriedades nutricionais para a terceira idade são significativos, pois são poucos os meios capazes de estender a expectativa de vida dos idosos. Segundo as análises da pesquisa, o consumo dos suplementos traz benefícios para a saúde quando a ingestão é de 1.000 miligramas de cálcio e de10 a 20 microgramas de vitamina D por dia.

O cálcio e a vitamina D devem ser ingeridos na quantidade certa para beneficiar os idosos.

Outra descoberta do estudo dinamarquês foi que isoladamente os suplementos não contribuem com a redução da mortalidade, ou seja, eles precisam agir em parceria no organismo para melhorar a expectativa de vida do idoso.

Os suplementos já foram motivos para várias pesquisas, mas a descoberta da Universidade da Aarhus tende a completar os resultados de estudos anteriores. Alguns trabalhos já tinham comprovado que a combinação de cálcio e vitamina D combate a osteoporose em idosos, sobretudo em mulheres. Entretanto, os pesquisadores dinamarqueses apresentaram um estudo mais completo e com novas conclusões.

Apesar dos benefícios, é importante que os suplementos sejam consumidos na dose certa, caso contrário podem causar sérios efeitos colaterais. O consumo exagerado de cálcio, por exemplo, pode levar ao infarto e aumenta a incidência de pedras nos rins, enquanto a vitamina D em grandes quantidades causa vômitos, náuseas, perda de apetite e gripe.

Lars Rejnmark, coordenador do estudo, levantou ainda a hipótese de que a parceria entre o cálcio e a vitamina D pode reduzir a incidência de mortes causadas por câncer. Contudo, é necessário fazer pesquisas mais aprofundadas para se ter certeza.

Saiba mais: Alimentos com Vitamina D e Cálcio

Os benefícios do cálcio e da vitamina D para a saúde

O cálcio é encontrado principalmente em laticínios.

O cálcio, encontrado nos laticínios, na couve-flor, na sardinha, no feijão e em outros alimentos, é responsável por fortalecer os ossos, ajudar na coagulação do sangue e prevenir a hipertensão.

A vitamina D, além de facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, também garante o bom funcionamento de órgãos vitais, como o coração e o cérebro. Sua ausência no corpo interfere no crescimento dos ossos, reduz a imunidade e causa raquitismo. A vitamina D está presente apenas em alguns alimentos, como óleos de peixes e gema de ovo.

Veja também: Vitamina D – importância, benefícios

Top