Calcanhar rachado causas e tratamento

Redacao 21/11/2014 Bem Estar

Saiba mais sobre Calcanhar rachado causas e tratamento. Responsável por atingir em sua maioria mulheres, os calcanhares rachados, medicamente conhecidos como fissuras, são feridas regulares de corte linear e afetam principalmente o nível de superfície que compreende a epiderme. Às vezes, pode ficar profundamente na derme, que é quando tornam-se dolorosas. Calcanhares rachados podem indicar falta de hidratação, cuidados, falta de zinco e/ou deficiência de ácidos ômega-3 gordos. As fissuras podem surgir em qualquer lugar do corpo, porém são mais comuns na borda do calcanhar. A maioria dos problemas nos pés surgem devido à negligência e descuido, mas podem ser facilmente evitáveis.

Confira: Massagem para diminuir retenção de líquidos

Calcanhar rachado causas e tratamento - O calcanhar rachado afeta muitas pessoas e pode ser tratado facilmente

Calcanhar rachado causas e tratamento

Existem diversas causas para o calcanhar rachado causas e tratamento, quando utilizamos chinelinhos, rasteirinhas, sapatos sem saltos ou possuímos o habito de andar descalço, aumentamos a pressão nos calcanhares. Dessa forma a região do calcanhar acaba recebendo toda descarga de peso e impacto. Caso os pés não sejam hidratados com certa frequência, a região afetada começa a engrossar se tornando áspera e ressecada. E caso não seja tomada nenhuma providência, começam a surgir à formação de calosidades e de rachaduras nos pés.

As rachaduras nos pés podem surgir também devido a outras causas: como deformidade nos pés, hereditariedade, doenças vasculares, diabetes, consequências de psoríase, micose, agressões químicas, entre outros.

Leia também: Chá para dor muscular

Andar descalço pode trazer rachaduras para seu pé (Foto: Divulgação)

Os tratamentos para o calcanhar rachado dependem da causa, mas em geral a dica é hidratar e esfoliar a região afetada. Hidrate os pés várias vezes ao dia com um hidratante específico para os pés, que possua em sua formula uréia, ácido salicílico ou ácido lático. E para que a hidratação seja mais profunda, antes de ir dormir faça a hidratação nos seus pés, embrulhe os seus pés no plástico de PVC e utilize meias (você pode fazer essa hidratação mais intensa, uma ou duas vezes por semana).

Faça também uma esfoliação nos seus pés uma vez por semana. Dessa forma você elimina as células mortas da superfície da pele e promove a renovação celular. O resultado da esfoliação é uma pele macia, lisinha e pronta para ser hidratada.

Tratamentos caseiros para calcanhar rachado

Hidratar e esfoliar são as melhores alternativas para evitar e tratar o calcanhar rachado (Foto: Divulgação)

Como você pode ver o calcanhar rachado causas e tratamento pode ser tratado de diversas formas, inclusive com receitas caseiras usando:

Óleo vegetal

Uma variedade de óleos vegetais podem ser usados para tratar e prevenir os calcanhares rachados. O azeite de oliva, óleo de sésamo, óleo de coco ou qualquer outro óleo vegetal hidrogenado pode ser usado.> Como usar:

  •  Primeiro esfregue seus pés com uma pedra e depois lave ele normalmente.
  •  Aplique o óleo vegetal em toda a sua sola do pé.
  •  Coloque depois, um par de meias limpas e deixe descansar durante a noite, enquanto você dorme. Na parte da manhã, os calcanhares ficarão visivelmente mais suaves.
  •  Repita isso por alguns dias até que as rachaduras nos calcanhares sumam completamente.

Farinha de Arroz

A esfoliação no calcanhar irá ajudar a remover a pele morta do ressecamento e rachaduras. A farinha de arroz pode ser usada como um esfoliante caseiro.

  •  Para fazer a esfoliação, misture um pouco de arroz moído com algumas colheres de mel e vinagre de maçã. Mexa até que se fique uma pasta grossa. Se a rachaduras nos calcanhares é extremamente ruim, adicione uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.
  •  Mergulhe os pés em água morna por 10 minutos e depois esfregue suavemente com a pasta de farinha de arroz.

Cuide dos seus pés sempre (Foto: Divulgação)

Limão.

A propriedade ácida no limão pode ser muito eficaz na redução da pele áspera.

  •  Aplicar suco de limão diretamente sobre a pele áspera.
  •  Outra alternativa é você mergulhar os pés por 10 a 15 minutos em água morna com suco de limão. Evite usar água muito quente, ela pode fazer com que seus pés fiquem mais ressecados ainda.
  •  Lave os pés com uma pedra e o sabonete de costume, e seque-os.

Outros artigos

Receita de Bombom Caseiro

17/03/2016

Receita de Bombom Caseiro

Confira uma receita de bombom caseiro. A páscoa está chegando, portanto é o momento perfeito de preparar doces a base de chocolate para distribuir entre amigos e fam...

Dicas para Usar o Rímel Colorido

04/02/2011

Dicas para Usar o Rímel Colorido

Dicas para Usar o Rímel Colorido As mulheres são muito vaidosas adoram estar antenadas em tudo o que acontece no mundo fashion, seja pela moda, maquiagem, ace...