Calçados de couro: como conservar

Calçados de couro: como conservar

Os sapatos de couro são na maioria das vezes os favoritos entre muitas pessoas. Além de extremamente confortáveis, eles são capazes de durar por…

Por Paulo Lima em 23/06/2012

Saiba mais sobre como conservar os seus calçados prediletos (Foto: Divulgação)

Os sapatos de couro são na maioria das vezes os favoritos entre muitas pessoas. Além de extremamente confortáveis, eles são capazes de durar por um longo período de tempo, como também se moldam facilmente ao formato dos pés.

Portanto, para que não haja nenhum constrangimento devido as rachaduras ou o desbotamento das cores que podem ser ocasionados, separamos algumas dicas sobre como conservar os calçados de couro, que valem a pena conferir:

Primeiros passos

Ao comprar o seu sapato de couro, é muito importante que você deixe o calçado tomar o formato de seus pés. Além de evitar que o produto seja danificado por estar apertado em determinada região, você também não permitirá  que feridas ou possíveis machucados sejam provocados.

Adapte seus calçados antes de utilizá-los (Foto: Divulgação)

Portanto, insira bolas de jornal ou de papel seda embebidas em álcool dentro de seu sapato de couro. Após 24 horas em repouso, calce-os ainda com seu interior molhado, a fim de permitir que eles sejam adaptados às suas medidas.

Veja mais dicas para amaciar sapatos.

Como limpar

Muitas pessoas cometem o grande erro de guardar o sapato de couro assim que chegam em casa, seja no armário ou na própria caixa do calçado. No entanto, sabemos que uma simples limpeza deve ser efetuada para que o produto dure por mais tempo e também não embolore.

Limpe seu calçado antes de guardá-lo (Foto: Divulgação)

Desta forma, passe uma flanela úmida e macia por toda extensão do sapato e deixe-o secar na sombra por aproximadamente 1 hora. Outra dica é também aplicar talco em seu interior, para que o suor dos pés seja absorvido.

Leia mais dicas para cuidar dos calçados.

Como conservar

Lustrar os calçados de couro também é muito importante para manter sua beleza e durabilidade. Desta forma, a cada duas semanas aplique graxa incolor sobre sua superfície, para devolver toda a maciez e brilho originais.

Caso prefira, frequentemente engraxe-os também com uma graxa para sapatos específica e de uma mesma tonalidade, a fim de manter a cor do calçado sempre bonita e impecável.

Engraxar os sapatos é muito importante para manter a beleza original do calçado (Foto: Divulgação)

Se você possui botas de couro, outra dica é imprescindível na hora de guardá-las: insira em seu interior uma garrafa pet ou rolos de jornal, para que o cano fique sempre em pé e não amasse. Seguindo nossas dicas sobre como conservar os calçados de couro, você poderá usufruir por muito mais tempo deste precioso item, que é capaz de proporcionar conforto e elegância à sua aparência.

Top