Calçado para formatura: como escolher, dicas

A noite da festa de formatura é marcada por muita comemoração e trajes elegantes. O código de vestimenta para os formandos é mais rígido, porém as convidadas também devem ser vestir de forma sofisticada. Para combinar corretamente todos os detalhes do look, é preciso escolher calçados que não destoem das roupas. Veja algumas dicas para escolher calçados para formatura.

Modelos que combinam com todos os tipos de vestido (Foto: Divulgação)

Como escolher calçados para formatura

Os trajes femininos para formatura adequados se resumem a vestido longo, salto e acessórios sofisticados. Há quem prefira usar vestidos curtos, mas o indicado para as que estão se formando é o longo, confeccionado em tecidos nobres e, se for o desejo da mulher, com bordados e outros detalhes que tornem a peça algo especial, destinada a festas desta natureza.

Quando se fala em trajes de festa, também se fala em calçados de festa, ou seja, modelos elegantes e diferenciados. Ao escolher o calçado, deve-se considerar o estilo do vestido. Quando a peça é cheia de detalhes, inclusive muito brilho (que é o que a maioria das formandos preferem), é indicado que as sandálias ou sapatos sejam mais discretos. Mas isso não quer dizer que o modelo não pode ter nada especial. Um vestido todo bordado, por exemplo, fica ótimo com sandálias na cor prata ou dourado. O importante é que os tons sejam parecidos, caso a cor metálica seja diferente.

Com brilho ou com acabamento em tecidos, as sandálias para formatura devem ser mais elegantes (Foto: Divulgação)

Ao escolher calçados para formatura, também pode-se optar pelos modelos com acabamento em tecido, sendo mais indicados os que contêm um leve brilho, como o cetim, por exemplo. Estes calçados, quando são em cores mais chamativas, dão um charme especial ao look. Um modelo azul, pink ou vermelho pode ser ótimo para o destaque de um vestido neutro.

Mulheres modernas e mais ousadas podem arriscar sandálias coloridas para formatura, combinando-as com vestidos de outras cores. Porém, quem tem dúvidas sobre como combinar deve optar pelos neutros, que são sempre ótimas opções.

Dicas para escolher calçados para formatura

Outros modelos, mais modernos e ousados (Foto: Divulgação)

Vestidos de formatura pedem calçados elegantes. Prefira, então, os modelos que deixam os pés delicados. Saltos do tipo Anabela, saltos grossos e quadrados ou saltos muito pequenos não são indicados. Use, no mínimo, saltos médios.

A parte frontal do calçado também deve ser delicada. Se optar por sapatos, evite os de bico quadrado ou redondo. Prefira os de bico fino, pois estes não pesam demais no visual, quando as pontas dos pés aparecerem.

Quem deseja usar sandálias na formatura (que é o modelo mais comum), deve dar preferência aos modelos mais delicados e que deixem mais pele à mostra. Já as que optarem por sapatos podem investir nos Peep Toes, pois eles são confortáveis e deixam as pontas dos dedos visíveis – o que dá mais leveza visual aos pés.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply