Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento

PUBLICIDADE

Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento, também conhecida com Leishmaniose, que durante muito tempo era restringida ao protozoário, que é o seu agente causador, através do mosquito-palha transmissor direto aos animais que se tornam hospedeiros definitivos principalmente os roedores.

 

Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento

Essa doença compromete os órgãos viscerais, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. O Calazar costuma se propagar nas regiões rurais, sendo comum no nordeste brasileiro. Nos centros urbanos essa doença começa a ser uma emaça devido a grande quantidade de animais soltos na rua. Com a proliferação da doença e o não tratamento adequado essa doença tende a se manifestar e crescer. Vale lembrar que a doença não se transmite entre animais, pessoas ou cachorros para pessoas e vice versa, sendo transmitido apenas pela picada do mosquito fêmea infectado Calazar.

PUBLICIDADE

 Mosquito causador da doença Calazar

O mosquito pode picar uma pessoa sadia e inocular formas promastigotas, que são englobadas pelos macrófagos, transformando no seu interior nas formas amastigotas, que logo passam a se reproduzir ativamente. Estes macrófagos levam o Calazar, através do sangue, para o fígado, baço e medula óssea, produzindo graves lesões.

A pessoa infectada passa a se sentir febril, cansado, nota um aumento de volume em seu fígado e seu baço, com a evolução da doença surge anemia, hemorragias nasais, gengivais e intestinais, queda dos cabelos entre outros sintomas e sinais. A morte poderá sobrevir por distúrbios respiratórios, circulatórios, etc.

O Calazar faz cerca de 500.000 vítimas a cada ano, afetando principalmente a Índia, África, Brasil e alguns países do mediterrâneo.

Para prevenir o Calazar é necessário combater ao inseto adulto e aos criadouros, com inseticidas, o uso de telas nas janelas, o uso de repelentes para impedir as picadas do mosquito-palha, o principal é evitar circular em ambientes de mata fechada.  Lembrando sempre que essa doença é visceral, o que implica no agravamento do quadro quando os sintomas não são diagnosticados precocemente.

 

Mosquito transmissor da doença(foto de divulgação)

Tratamento da doença Calazar

Infelizmente não existe ainda uma vacina para evitar o Calazar, que pode ser curado em pessoas, mas não em animais. Os remédios mais usados são conhecidos como antimoniais pentavalentes aplicados por via endovenosa. Também é utilizado o anfotericina B possui alto preço.

PUBLICIDADE

Sendo de suma importância o tratamento do indivíduo doente o qual é feito a base de remédios prescritos por um médico especialista na área que com os recursos adequados solicitará exames minuciosos e se for necessário poderá até exigir internação.

Prevenções contra o Calazar

  • Manter a casa limpa e observar possíveis criadouros de mosquitos. O Calazar costuma ficar ao redor da casa em lugares escuros e humidos. Ele costuma atacar nas primeiras horas do dia.
  • Embale bem o lixo e, sempre que possívei, coloque telas de proteção nas janelas
  • Cuide sempre da saúde do seu animal. Ele pode ser um forte hospedeiro da doença e com isso, se o mosquito transmissor se alimentar do sangue contaminado do animal ele transmitirá a doença para outras pessoas através da picada.

Cuide-se, pois a prevenção é o melhor remédio.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.