Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento

Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento

Por Isah

Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento, também conhecida com Leishmaniose, que durante muito tempo era restringida ao protozoário, que é o seu agente causador, através do mosquito-palha transmissor direto aos animais que se tornam hospedeiros definitivos principalmente os roedores.

 

Calazar – Causas, Sintomas e Tratamento

Essa doença compromete os órgãos viscerais, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. O Calazar costuma se propagar nas regiões rurais, sendo comum no nordeste brasileiro. Nos centros urbanos essa doença começa a ser uma emaça devido a grande quantidade de animais soltos na rua. Com a proliferação da doença e o não tratamento adequado essa doença tende a se manifestar e crescer. Vale lembrar que a doença não se transmite entre animais, pessoas ou cachorros para pessoas e vice versa, sendo transmitido apenas pela picada do mosquito fêmea infectado Calazar.

 Mosquito causador da doença Calazar

O mosquito pode picar uma pessoa sadia e inocular formas promastigotas, que são englobadas pelos macrófagos, transformando no seu interior nas formas amastigotas, que logo passam a se reproduzir ativamente. Estes macrófagos levam o Calazar, através do sangue, para o fígado, baço e medula óssea, produzindo graves lesões.

A pessoa infectada passa a se sentir febril, cansado, nota um aumento de volume em seu fígado e seu baço, com a evolução da doença surge anemia, hemorragias nasais, gengivais e intestinais, queda dos cabelos entre outros sintomas e sinais. A morte poderá sobrevir por distúrbios respiratórios, circulatórios, etc.

O Calazar faz cerca de 500.000 vítimas a cada ano, afetando principalmente a Índia, África, Brasil e alguns países do mediterrâneo.

Para prevenir o Calazar é necessário combater ao inseto adulto e aos criadouros, com inseticidas, o uso de telas nas janelas, o uso de repelentes para impedir as picadas do mosquito-palha, o principal é evitar circular em ambientes de mata fechada.  Lembrando sempre que essa doença é visceral, o que implica no agravamento do quadro quando os sintomas não são diagnosticados precocemente.

 

Mosquito transmissor da doença(foto de divulgação)

Tratamento da doença Calazar

Infelizmente não existe ainda uma vacina para evitar o Calazar, que pode ser curado em pessoas, mas não em animais. Os remédios mais usados são conhecidos como antimoniais pentavalentes aplicados por via endovenosa. Também é utilizado o anfotericina B possui alto preço.

Sendo de suma importância o tratamento do indivíduo doente o qual é feito a base de remédios prescritos por um médico especialista na área que com os recursos adequados solicitará exames minuciosos e se for necessário poderá até exigir internação.

Prevenções contra o Calazar

  • Manter a casa limpa e observar possíveis criadouros de mosquitos. O Calazar costuma ficar ao redor da casa em lugares escuros e humidos. Ele costuma atacar nas primeiras horas do dia.
  • Embale bem o lixo e, sempre que possívei, coloque telas de proteção nas janelas
  • Cuide sempre da saúde do seu animal. Ele pode ser um forte hospedeiro da doença e com isso, se o mosquito transmissor se alimentar do sangue contaminado do animal ele transmitirá a doença para outras pessoas através da picada.

Cuide-se, pois a prevenção é o melhor remédio.

Recomendado para você
Bem Estar

Dicas de Cuidados para Mulheres Grávidas

Bem Estar

Decoração para festa infantil 2018: ideias, tendências

Bem Estar

Clinomania: o que é, sintomas

Bem Estar

As melhores cidades para morar em 2017

Comentários
  1. anailton disse:

    poxa!!! por favor mande a resposta o mais rápido possível:
    essa doença tem cura no homem? e qual a chance de sobrevivência?

  2. yasmim disse:

    é muito caro tratrar um cachorro com calazar???me responda o mais rapido possivel

  3. sandra disse:

    essa doença tem curra e em casos de crianças na faixa etaria de 2 a 4 anos de idade ela e pior e quando a criança ja ta com epatite A; quais sao a chanse de sobrevivencia? mim mande resposta o mais rapido posivel!

  4. Francisca Gleigiane disse:

    Gostaria de saber se existe algum repelente ou mesmo caseiro para prevenir o mosquito do calazar.

  5. dayane disse:

    minha filha estever com essa doeça mais ja foi tratada ………….

  6. Januario disse:

    Tenho 3 cachorrinhos e gostaria de saber qual prevenção tenho que ter para evitar o calazar.

  7. jamille disse:

    como posso saber se um cachorro tem clazar eu tenho 3 cachoras e 2 delas stão caindo o pelo o que posso fazer

  8. eduart souza de castro disse:

    eu ajo que meu cachorro esta com esta doença

  9. lylian disse:

    minha filha tá com calazar, ela tem 3 anos. 0 q eu fasso.

  10. Emanuela disse:

    O que eu devo faser se eu tiver com calazar quais tipos de exame eu devo faser?

  11. Giovanna disse:

    gostaria de saber qual sao os sintomas

  12. rayane vasconcelos disse:

    minha cadela está com sintomas parecidos preciso saber o que fazer ela está praticamente se decompondo viva,está com muitos ferimentos entre as patinhas.

  13. MTJac disse:

    Rayane, nossa sugestãoé ter sempre à mão o telefone de um veterinário de confiança que preste serviços de emergência. Caso você precise contar com atendimento gratuito para seu animal a dica é que procure um profissional disponível em hospitais veterinários de faculdades. O veterinário recém-formado faz residência nesses hospitais para adquirir experiência profissional, são capacitados para atender seu cãozinho e outros tipos de animais e conta com o acompanhamento e auxílio de seus professores que são veterinários formados e experientes, no texto indicamos várias faculdades que você pode estar recorrendo.

  14. Laura disse:

    minha visinha morreu no dia 1 de setembro vitima de calazar o q podemos fazer para previnir essa doença?

  15. MTJac disse:

    Olá Laura, Para prevenir o Calazar é necessário combater ao inseto adulto e aos criadouros, com inseticidas, o uso de telas nas janelas, o uso de repelentes para impedir as picadas do mosquito palha e o principal é evitar circular em ambientes de mata fechada. Lembrando sempre que essa doença é visceral, o que implica no agravamento do quadro quando os sintomas não são diagnosticados precocemente.

    Sendo de suma importância o tratamento do indivíduo doente o qual é feito a base de remédios prescritos por um médico especialista na área que com os recursos adequados solicitará exames minuciosos e se for necessário poderá até exigir internação.

    Att,

  16. milena disse:

    eu achei informção muito curiosa, hein….vou abrir meu olho!

  17. jonys disse:

    kd os sintomas e o diagnostico?!!

  18. MTJac disse:

    Olá Jonys,

    Leia atentamente o texto que você encontrará as respostas para as suas perguntas.

    Att,

  19. edilania disse:

    eu gostaria de saber se o calazar tem cura meu sobrinho tem 15 anos e esta c suspeita ele ja fez os exames e estamos esperando o resultado.

  20. MTJac disse:

    Olá Edilania,

    Siga as orientações mencionadas no texto.

    Att,

  21. Taan Mello disse:

    sera q o calazar tem cura?

  22. taiana silva disse:

    É possivel que dois cachorros,um que vive na frente da casa e um que
    vive nos fundos que o cachorro da frente pegue calazar e o dos fundos
    não?
    Há chance de no tratamento o cachorro se curar?
    É grande o risco de passar a doença pro ser humano?
    Esses exames que a prefeitura faz,é SEGURO? Ou dar pra desconfiar e
    refazer o exame em uma clinica particular?
    Por favor respondam.

  23. tiego dias disse:

    eu tb estou na msm situação,acho que de muito de vcs.
    tenho um pit bull que com 1 ano e 6 meses ele pegou essa maldita doença.e já 3 meses de doente eu n tenho coragem nenhuma para sacrifica- lo,peço a Deus todos os dias quando saiu para trabalha olho para ele e peço a Deus que me passe foças para essa decisão de sacrifica- lo…..

  24. joao gabriell disse:

    a culpa nao e dos cachorros e dos humano q nao se cuida

  25. maria da guia santos disse:

    eu pedir meu cãozinho recente to na duvidas foi tantas coisas tiver que manda sacrifica to com o sentimento de culpar grande fiz de tudo por ele será que era calaza os exames deu esquitonomose fiz varias pesquisas não chego a conclusão de nada fico imaginado se fiz certo ou não eu não tavar mais aguentado ver meu cachorro sofre as caracteristicas do calaza para esquitonomose são as mesmas coisas alguns sim outras não meu sentimentos ta grande tenho outros cãozinho prevenir com a vacina o que mais devo fazer para mim prevenir com esses outros.

  26. erilaine disse:

    manchas brancas em cachorros é calazar sarnas ou outro tipo de micose gostaria de saber

  27. cristiane disse:

    soube que tem tratamento sim com o medicamento MITELFORAN 60 MG TRATAMENTO DE 28 DIAS DE FOR DETECTADO A TEMPO.
    NÃO DESISTAM DE SEUS CÃES,PESQUISEM SOBRE ESSE MEDICAMENTO NA INTERNET.tUDO VALE A PENA EM AMOR AOS NOSSOS AMIGOS DE 4 PATAS.

  28. kleydson disse:

    minha cadela foi diagnóstica com calazar,mas nunca confiei nesses testes da prefeitura,resolvi fazer em um particular,fizeram os testes de sangue e o de medula e ambos deram negativos,elas não estava com calazar,já tinham comentado que por aqui o pessoal que fazia os testes eram despreparados e fora que faziam isso também de proposito com cães de raça pra poder vender ou levar pra eles próprios.OBS: eles fizeram o teste e vieram pegar minha cadela depois de 06 meses e como não entreguei fizeram outro teste parecido com o de gravidez que deu o resultado em 15 minutos que deu que ela tinha calazar,insistiram muito em levar ela…
    e a veterinária disse que mesmo que ela estivesse com o calazar não deixasse eles levar pra sacrificar pois existe tratamento,são 3 vacinas que dão a cada mês(cada uma custa 200 reais aqui em natal,se não me engano só essa veterinária tem por aqui,só essas 3 e pronto) e um remédio em comprimido que vai ser usado pelo resto da vida do animal,são um de dia e outro a noite esse remédio custa no máximo 25 reais a caixa com 30 comprimidos

  29. thais reis disse:

    queria saber como se faz o tratamento em caes

  30. cledsson souza disse:

    gostaria de saber se filhotes de um cão portador de calazar com uma cadela sem calazar, ja nascem com a doença. e se a doença só é transmitida através do mosquito. se contato direto com o cão transmite a doença. grato!

  31. MTJac disse:

    Olá Cledsson,

    Só um veterinário para lhe dar a resposta corretamente.

    Att,

  32. Dhully Costta disse:

    meu cachorro esta com essa doença e eu adoro ele e nao quero que ele morra

  33. Leandro disse:

    poxa , meu cão ta com sintomas eu nao quero perder ele. ele se chama Tayllor ele e Lindo e eu amo ele !!!

  34. rogeriamarilia disse:

    É verdade que o calaza pode ser transmitido por porco? Por que conheco um rapaz que estar com calaza ele fala que foi transmitido por um porco.

  35. eliane disse:

    calma! a doença tem como tratar procure um veterinário,o vilão é o mosquito e não o cão,tem que ser combatido é o mosquito cuide do seu cão ele pode ter uma vida normal com essa doença sem colocar em risco a sua família repito mais tem que fazer tratamento.BJUS!

  36. Karla disse:

    Ola Rogeriamarilia , O Calazar é transmitido através da picada do mosquito palha, ou cangalhinha, infectado com o protozoário da leishmânia.
    Se o mosquito pica um animal sadio após infectar um infectado, ele vai transmitir a doença, através da corrente sanguínea. Se o porco foi Infectado pelo mosquito , sim seu amigo pode ter pego Calazar do porco . Obrigada

  37. thaina disse:

    o cachorro de meu tio parece esta com calaza eu estou com muita pena ela foi encontrada na rua meu tio ficou com pena e levou ela pra dentro de casa mais fazer o que ne tem que chamar alguem para sacrifica-la

  38. dessa disse:

    Gente eu tenho uma cachorrinha e eu gosto muito dela ,grasas a vcs eu poderei previnir o calazar !!!!!!!! Muito obrigado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1K

  39. Guilardo Tavares -João Pessoa Paraiba disse:

    Li algo sobre como prevenir o calazar pois meu cachorro, Bacurau, está com suspeita da doença. Só que estas medidas não nos são passadas para que as tomemos. Por isso perdemos os nossos animais de estimação para essa doença terrível e imprevisível por não sabermos como preveni-la.

  40. cheila toledo nascimento disse:

    tenho uma amiga internada em Araguaina a mais de dois meses com essa maldita doença,ela to sofrendo muito ta com perda de peso exageradamente com fraqueza e falta de ar.peso muito pra Deus curar ela.

  41. Priscila disse:

    Meu gato esta com calazar peguei nele, tenho chances de ter pego a doença?

  42. lidice lima dos anjos disse:

    ola boa noite, minha cachorrinha foi diagnosticada com calazar hoje, estou muito triste, ela era linda, a deixei no centro de zoonose ontem e hoje recebi a noticia, que a sorologia foi positiva.
    Estou muito triste, tenho um neto que e louco por ela, ele tem 6 anaos e desde ue tinha um mes que eu a criava.

  43. Karla disse:

    Ola Priscila A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Mas Como o Seu Animalzinho Estar Infectado Tem Que Levar a Um Veterinário Para Avaliar as Possibilidades de Tratamento o Mas Rápido Possível. Espero Ter Ajudado . Obrigada .

  44. Mineia disse:

    Se o mosquito picar uma pessoa infectada depois picar outra esta pode ser contaminada?

  45. terezinha lizie da silva duarte disse:

    meu cachorro tinha todos esses sintomas mas ele morreu. 🙁

  46. Angelo Dias disse:

    Obrigado por ter me ajudado no meu trabalho de pesquisa.

  47. Aliny disse:

    como se cria o calazar e como pegar quero saber sou uma aluna do liceu do conjunto ceara

  48. daniel disse:

    mais ce a doença pega em um cachorro nos precisamos sacrificalos

  49. IDIENES disse:

    olá eu tem um cachorro e ele está com as orelhas e nariz pelados e a vigilancia epidemiologica acha que é calazar mais não tem material para fazer o exame e me aconselhou sacrificar meu cão,estou em duvida pois se não for estarei cometendo uma injustiça com meu cão.

  50. Karla disse:

    Bom Dia Idienes tudo bom, o mas certo seria você levar seu cachorrinho , para um veterinário avaliar melhor e fazer um teste adequado, aqui tem alguns sintomas que você pode ver se seu cachorro tem , da evolução da doença
    Sintomas
    > Queda de pêlo na região do focinho, ao redor dos olhos e orelha com descamação;
    > Feridas;
    > Crescimento das unhas;
    > Magreza;
    > Aumento do baço e do fígado.
    Infelizmente Não há tratamento para o cão doente, que deve ser eutanasiado.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  51. debora disse:

    eu tinha um piche que tanbem tava com calaza mais teve que saqrifica
    o calaza ten que a caba botando remedios e pirigoso para todos e ricos

  52. rita de cassia disse:

    tenho um cachorro +- de 4meses que esta aprentando uma certa doenca que nao sei o que seja olhos avermelhado e meios caido desconheço a sua raca mas é um cachorro pequeno e calda grande existe a lgum remedio caseiro para essa doenca estou muito preocupada com o bichinho
    ,

  53. claudia disse:

    tenho uma cachorrinha ela tem 3 anos , agora elaesta com as pontas das orelhas feridas ,ao redor dos olhos feridas , remelando, e unhas grandes . ele pode esta com calasar

  54. Alice disse:

    Meu cachorro apresentou falha nos pelos ao redor dos olhos, orelha e em algumas partes no restante do corpo. Levei-o em 3 veterinários, o primeiro disse ser sarna (passei medicamentos indicados e não adiantou), o segundo pediu p q eu fizesse o exame de triagem e assim o fiz (o resultado foi falso positivo e dia 18 vou fazer o exame de sangue para confirmação) e o terceiro veio até minha casa e disse que ele não tinha nem se quer suspeita de calazar pois o que estava causando a queda dos pêlos era ÁCARO de galinha, conhecido como pixilinga ou piolho de galinha. Pediu q eu passasse barrilha e observasse como iria melhorar, mas q eu não dispensasse o exame de sangue para q eu não ficasse na dúvida, mas q de acordo c a experiência dele o resultado de sangue dará negativo. Estou torcendo para q realmente ele esteja certo e dê negativo o de sangue. Estou confiante. Meu cachorrinho é um rotiweiller de apenas 4 meses.

  55. Janae Chaves Costa Ibiapina disse:

    SANDRO, MINHA CACHORRA TEM 8 ANOS E ESTÁ COM UNS SINTOMAS COMO SARNA, E SEU TORNOZELO INCHADO SAINDO SECREÇÕES, AINDA NÃO FIZ O TESTE, MAS ELA TÁ BEM ATIVA, SE ALIMENTA MUITO BEM, TOMARA QUE NÃO SEJA ESSA DOENÇA MALDITA.

  56. Danielly Martins disse:

    Levei meu cachorro ao veterinário pra consultar a orelha que doia, coçava muito e ele chorava demais e aproveitei pra fazer o exame de calazar deu reagente e fíz um segundo o resultado sai em quatro dias.Estou arrasada tomara que dê negativo.

  57. Mary disse:

    Oi, meu cachorro é um Labrador e esta com 6 meses de idade, ele esta com alguns sintomas de calazar. Gostaria de saber quais as chances dele melhor e se é muito caro.
    Aguardo o quanto antes a resposta. Por favor!
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *