Caixa erra identidade racial de Machado de Assis em propaganda

Caixa erra identidade racial de Machado de Assis em propaganda

Depois de cometer uma tremenda gafe na propaganda produzida com um ator branco que interpretava Machado de Assis –  que na verdade era mulato…

Por Redacao em 28/09/2011

Depois de cometer uma tremenda gafe na propaganda produzida com um ator branco que interpretava Machado de Assis –  que na verdade era mulato – a Caixa Econômica Federal irá refazer o filme.

A propaganda feita de maneira errada gerou críticas de consumidores e da Seppir (Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social). O órgão do governo pediu oficialmente que a Caixa parasse de veicular o vídeo imediatamente.

A Seppir envolveu o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), responsável por averiguar irregularidades em campanhas de nível publicitário. Além do Conar, uma nota foi encaminhada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e ao Ministério Público Federal.

A Caixa então, reconhecendo o seu erro, enviou um documento à Seppir pedindo desculpas pela caracterização errada do escritor na peça, assumiu tomar – e tomou – providências para retificar o erro, acrescentando que em momento nenhum teve a intenção de alterar sua origem racial.

Todas as emissoras de TV que veiculavam a propaganda foram notificadas pela Caixa para que a retirassem do ar. No seu site institucional, o qual também veiculava o vídeo, parou de fazê-lo.

O banco reafirmou tomar providências junto a cooperação da Seppir para reparar o erro através de um novo filme, buscando mostrar interesse em agregar esforços às ações em prol das causas raciais e sociais.

Veja abaixo o vídeo da propaganda da Caixa em que Machado de Assis aparece como branco:

Top