Caixa Econômica FGTS 2012

PUBLICIDADE
O FGTS é um benefício voltado para o trabalhador demitido sem justa causa.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício que auxilia o trabalhador após a demissão sem justa causa. A assistência financeira, depositada todo mês pelos empregadores nas contas abertas da Caixa Econômica Federal, valoriza o que foi combinado no contrato e pode ser aplicada em investimentos feitos pelo funcionário que foi demitido.

FGTS Caixa: serviços, saques

O fundo de garantia, que existe desde a década de 60, representa 8% do salário de cada trabalhador. Com o dinheiro depositado mensalmente é possível adquirir a casa própria ou fazer um consórcio imobiliário. O fundo também oferece a chance de formar um patrimônio.

O trabalhador recebe o FGTS até o dia sete de cada mês, sendo que ele pode conferir se os depósitos estao sendo realizados adequadamente através do extrato do fundo de garantia, consultado através da internet ou pelo telefone.

PUBLICIDADE
A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do FGTS.

A Caixa Econômica Federal se responsabiliza em prestar assistências e esclarecer as principais dúvidas dos trabalhadores com relação ao fundo. No site oficial da instituição financeira há várias orientações e também um espaço reservados para consultas online. Os usuários do sistema que desejam contar maior comodidade podem aderir ao o serviço de mensagens via celular, que permite acompanhar a evolução da conta do fundo de garantia através de SMS.

Depois de confirmar o recebimento do FGTS, o trabalhador pode efetuar o saque em qualquer agência da Caixa. Entretanto, é importante respeitar as regras e apresentar a documentação necessária. Por meio dos documentos específicos, o indivíduo consegue comprovar a sua situação que envolve a demissão sem justa.

Para mais informações a respeito do FGTS e consultas online, acesse o site da Caixa.

Saiba mais: Como tirar extrato no FGTS

Como utilizar o fundo de garantia?

O fundo pode ser usado na compra da casa própria.

O FGTS pode ser usado na compra da casa própria, mas para isso é necessário que o trabalhador atenda aos pré-requisitos, como possuir no mínimo de três anos de regime do FGTS, não ser titular de outro financiamento imobiliário e não ser proprietário de imóvel. Com o novo prazo criado para o pagamento da moradia, que passou de 30 para 35 anos, o uso do fundo nos contratos imobiliários será reforçado.

Existem várias formas de aplicar o FGTS na aquisição do imóvel. O benefício pode servir de entrada na compra do imóvel, para amortizar um saldo devedor e até mesmo quitar a dívida. O valor do fundo de garantia também pode ser aplicado no consórcio imobiliário, mas o patrimônio deve custar até R$ 500 mil.

PUBLICIDADE

 Veja também: FGTS da Caixa Econômica Federal

Leia também:

1 comentário

  • eu quero faze ou catão cidadão

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.