Como Evitar Cãibras

A cãibra é uma contração súbita que causa dor muscular forte e sua causa está relacionada pela falta de minerais e vitaminas no organismo,…

Por Redacao em 27/09/2008

A cãibra é uma contração súbita que causa dor muscular forte e sua causa está relacionada pela falta de minerais e vitaminas no organismo, principalmente o potássio.

Há outros minerais que também são importantes para a prevenção da cãibra, como magnésio e cálcio.

Estes ingredientes estão presentes na banana, uma fruta bem comum, mas peculiar em questão nutritiva, sendo eficaz para reduzir esse mal tão dolorido e desconfortável.

Quais as causas da cãibra?


A cãibra é um problema que afeta milhares de pessoas, demonstrando certa fraqueza do corpo. As pessoas que sofrem disso com freqüência podem estar carentes de alguns nutrientes fundamentais, que asseguram a resistência dos membros e evitam as cãibras.

As contrações involuntárias dos músculos costumam conduzir a um quadro de cãibra, deixando a pessoa com uma dor terrível na parte do corpo afetada. Os músculos que normalmente são lesionados são pernas, mãos, abdomens pés e panturrilhas. Aumentam as chances de ter cãibra principalmente quando o indivíduo pratica algum tipo de esporte sem antes ter se submetido a exercícios de alongamento para preparar o corpo.

O principal motivo para ocorrer a cãibra em alguma parte do corpo é a hiperexcitação dos nervos, causada por exercícios físicos intensos, desidratação, falta de condicionamento, alterações metabólicas, insuficiência renal, anemia, e insuficiência quanto a determinadas vitaminas no organismo. É importante lembrar que alguns medicamentos quando consumidos também aumentam as chances de sofrer cãibras.

Prevenindo as cãibras


Como já foi mencionada, a alimentação é fator primordial para proteger o indivíduo de possíveis cãibras. Além do consumo de alimentos ricos em potássio e minerais, outras medidas também são importantes para evitar o problema.

Os especialistas recomendam uma sessão de alongamentos antes de praticar qualquer esporte. Beber bastante água ao se exercitar também é fator importante para manter o corpo com bom condicionamento. Nunca pratique atividades físicas em jejum e sempre reconheça os limites do corpo para não prejudicar saúde.

Algumas cãibras são apenas dores passageiras que podem ser evitadas com alongamento, mas quando constantes podem indicar uma síndrome metabólica que exige tratamento específico. Inchaços e sensibilidade nas regiões lesionadas também são indicadores de que a cãibra pode ser sintoma de outro problema de saúde.

Para aliviar a dor de uma cãibra ocasional, o mais indicado é relaxar o músculo, fazendo uma massagem na região afetada. Fazer alongamentos e colocar uma bolsa de água quente também são iniciativas que costumam ajudar.

A história de que o consumo de bananas ajuda a evitar a cãibra é verdadeira, isso porque a fruta apresenta uma grande quantidade de potássio, carboidrato e água, o que deixa o corpo mais resistente aos movimentos intensos, repõe as energias e contribui com a hidratação.

Top