Cãibras como prevenir durante os exercícios físicos

Saiba mais sobre as cãibras como prevenir durante os exercícios físicos. Quem tem o costume se se exercitar provavelmente já vivenciou um episódio de…

Saiba mais sobre as cãibras como prevenir durante os exercícios físicos. Quem tem o costume se se exercitar provavelmente já vivenciou um episódio de cãibra. Essa condição, que causa desconforto e dor, acontece a partir de uma contração muscular intensa, que encurta o músculo que está sendo trabalhado.

Cãibras como prevenir durante os exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

Cãibras como prevenir durante os exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

A cãibra pode estar associada a diferentes causas, como a falta de hidratação no corpo e a deficiência de determinados nutrientes, como vitaminas e minerais. Para não sofrer com as desconfortáveis “fisgadas” nos músculos, vale à pena adotar algumas medidas preventivas.

Leia mais: Cãibra: o que é?

Cãibras como prevenir durante os exercícios físicos

Confira dicas para evitar cãibras como prevenir durante os exercícios físicos:

Faça alongamento

A principal dica para prevenir cãibras é apostar no alongamento antes da prática de exercícios físicos. Estique as pernas e os braços, flexione o corpo e faça outros movimentos capazes de alongar os músculos. Essa técnica é muito boa para estimular a circulação do sangue em diferentes regiões do corpo.

Fazer alongamento é fundamental para prevenir cãibras. (Foto Ilustrativa)

Fazer alongamento é fundamental para prevenir cãibras. (Foto Ilustrativa)

Beba bastante água

É importante cuidar da hidratação do corpo para prevenir cãibras. O suor, liberado durante o exercício, desencadeia a perda excessiva de sódio, o que acaba resultando em contrações musculares. Portanto, beba pelo menos dois litros de água por dia e invista também em isotônicos.

Mantenha uma alimentação saudável

A cãibra se manifesta quando o organismo tem baixos níveis de vitaminas e sais minerais. Portanto, vale à pena incluir na dieta alimentos como frutas, verduras e legumes.

Melhore a sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Melhore a sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Alimentos para evitar Câimbras

Leia Também:  Dicas de como lidar com pessoas racistas, o que fazer

Melhore o condicionamento físico

Na hora de fazer exercícios físicos, nunca vá além dos seus limites. Se for o caso, procure melhorar o condicionamento físico aos poucos, preparando os músculos para suportar um treinamento mais pesado. Com o passar do tempo, o corpo vai adquirir força e resistência, reduzindo assim as chances de cãibra.

Como aliviar a dor?

Durante um episódio de cãibra, você pode adotar algumas estratégias para aliviar a dor. Experimente respirar fundo, relaxar e fazer uma massagem no músculo repuxado, empregando movimentos circulares. Na medida em que a dor for desaparecendo, descontraia a musculatura levemente.

Veja também: Dicas para Evitar Câimbras

Agora você já sabe tudo sobre cãibras como prevenir durante os exercícios físicos. Coloque as dicas em prática e com certeza o seu treino será muito mais agradável. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top