Caganers: o que são?

Tradição na Catalunha e também em outras regiões da Espanha, os caganers são pequenos bonecos de barro utilizados na celebração do natal, apresentados como sinônimo de fertilidade em uma sociedade que tinha a agricultura como a sua base.

Caganer tradicional mostra o camponês catalão do século XVIII (Foto: Divulgação)

Antigamente, o “santo cagão”, como também é conhecido o boneco, representava a imagem de um camponês catalão agachado e defecando em seu campo. O caganer era escondido em presépios e árvores de natal, sendo uma espécie de talismã para aqueles que o encontrassem, em uma tradição que surgiu no século XVIII.

Com o passar do tempo, eles ganharam uma nova cara, com a figura do antigo camponês sendo substituída por imagens de várias celebridades do esporte, da política e das artes, entre outros segmentos, em uma tentativa de alavancar as vendas dos produtos, de acordo com Marc Alós, um dos maiores produtores de caganers da Espanha.

Caganers de famosos

Os craques do Barcelona, Messi e Neymar, foram homenageados (Foto: Divulgação)

Para o natal de 2013, vários caganers de famosos já foram produzidos pela empresa de Alós. Entre eles estão os bonecos do Papa Emérito Bento XVI, do Papa Francisco, do campeão da Fórmula 1 Sebastian Vettel, do craque Neymar e do presidente dos EUA, Barack Obama.

Outras celebridades homenageadas com caganers são o músico Mick Jagger, o craque argentino Lionel Messi, a lenda do reggae, Bob Marley, e até a presidenta Dilma Rousseff. Personagens famosos da indústria do entretenimento, como o Mestre Yoda (Guerra nas Estrelas), o Snoopy e os Angry Birds também ganharam os seus próprios bonecos.

De acordo com Marc Alós, ao contrário do que possa parecer, os caganers de pessoas famosas não foram produzidos com a intenção de zombar dessas celebridades e sim de homenageá-las com essa antiga tradição catalã.

Onde comprar

A presidenta Dilma Rousseff ganhou o seu próprio caganer (Foto: Divulgação)

Quem gostou dos bonecos de barro e quer entrar na brincadeira pode adquirir os caganers de seus personagens favoritos através do site www.caganer.com. Na página estão disponíveis mais de 300 opções, com preço médio variando de 12 a 17 euros (entre R$ 36,00 e R$ 52,00, pela cotação do dia 19 de novembro de 2013).

Reply