Café: Por que Nos Mantém em Alerta?

Pesquisas diversas esclarecem o que ocorre quando as pessoas ingerem café. Quais os benefícios do mesmo para os seres humanos. Para entender como o…

Por Redacao em 30/06/2009

Pesquisas diversas esclarecem o que ocorre quando as pessoas ingerem café. Quais os benefícios do mesmo para os seres humanos. Para entender como o café age no cérebro, é importante saber que o nosso corpo produz adenosina, uma propriedade que se encaixa em receptores específicos que se encontram nos neurônios do cérebro. Neste local a adenosina age inibindo os processos de atividades do sistema nervosos central, causando a sonolência.

Quando ingerimos café, a cafeína fixa-se nos mesmos receptores e começa a agir, inibindo a entrada da adenosina impedindo o efeito hipnótico, não deixando que a pessoa sinta o peso do cansaço permanecendo atento e disposto por mais tempo.

O café é uma das bebidas mais conhecida em todo mundo. A cafeína é o estimulante legal mais utilizado no mundo. Ela estimula, dá energia, deixa a pessoa mais alerta. Quando ingerimos café, a cafeína dispara a secreção das células hormonais do stress, a mesma sensação de quando temos que lidar com um perigo repentino.

Uma droga estimulante, que pode melhorar o desempenho, salientando o corpo da mesma forma que as tensões da vida. As pupilas sofrem uma dilatação que aumentam a acuidade visual. Os brônquios dilatam aumentando a disponibilidade de oxigênio. O fígado libera açúcares e gorduras no sangue para compensar o esforço para sobreviver. Pode ocorrer um aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial. A circulação no sistema digestivo é reduzida para disponibilizar mais sangue para os músculos.

Pesquisadores entusiastas acreditam que o consumo de café pode reduzir o colesterol, reduzindo o risco do Mal de Parkinson, proteger contra diabetes tipo 2, desenvolve ação antioxidante e auxilia em processos de emagrecimento. Também se acredita que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon e reto) e proporciona efeitos antidepressivos, há pesquisas que mostram que uma criança que toma café com leite pelo menos uma vez ao dia, têm menos chance de desenvolver depressão.

Apesar de todos os estudos ainda há controvérsia em torno aos seus efeitos para a saúde. Mas aproveite os benefícios que já foram descobertos e aprecie um bom café.

Top