Café da manhã todo dia evita ganho de peso

Café da manhã todo dia evita ganho de peso

Muitas pessoas renunciam ao café da manhã para conseguir perder peso, mas esta não é a melhor maneira de promover a reeducação alimentar. De…

Por Isabella Moretti em 02/10/2012

Muitas pessoas renunciam ao café da manhã para conseguir perder peso, mas esta não é a melhor maneira de promover a reeducação alimentar. De acordo com algumas pesquisas, a primeira refeição do dia deve ser leve, mas com uma boa quantidade de nutrientes para satisfazer as necessidades do organismo e não engordar.

O café da manhã é uma refeição importante para repor as energias. (Foto:Divulgação)

A importância do café da manhã

Tomar café da manhã todo dia evita o ganho de peso porque quebra o jejum prolongado de uma noite toda. Quando a primeira refeição do dia não é feita, o hormônio da fome aumenta com o tempo e provavelmente o indivíduo vai comer uma porção grande durante o almoço, desencadeando assim o ganho de peso.

A falta de um café da manhã nutritivo também prejudica a disposição de uma pessoa que precisa realizar várias tarefas durante o dia, como estudar, trabalhar e cuidar da casa. Ao acordar, os níveis de açúcar no sangue são muito baixos, mas a alimentação adequada ajuda a superar a carência e garante energia.

A ausência do café da manhã costuma prejudicar a realização de tarefas matutinas. As pessoas que não possuem o costume de comer nas primeiras horas da manhã também correm o risco de ter o desempenho intelectual prejudicado e baixa resistência para a prática de atividades físicas.

Sem café da manhã o hormônio da fome aumenta e, consequentemente, a pessoa come mais no almoço. (Foto:Divulgação)

Um estudo publicado no periódico American Jounal of Clinical Nutrition revelou que sair de casa pela manhã com o estômago vazio pode aumentar as chances de problemas no coração. Isto acontece por causa do acúmulo de gordura no organismo, que elevam os níveis de colesterol ruim.

Não basta apenas fazer a primeira refeição do dia, também é importante ter cuidado com a escolha dos alimentos. As pessoas que estão preocupadas com a saúde devem evitar ingredientes pesados ou altamente calóricos. O café da manhã ideal requer proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.

Saiba mais: Pular café da manhã traz risco à saúde

Sugestões de café da manhã

O café da manhã deve ser preparado com ingredientes leves e nutritivos. (Foto:Divulgação)

O argumento mais usado por quem não prepara um café da manhã nutritivo é a falta de tempo. Por isso, confira a seguir sugestões de cardápios rápidos e simples de preparar.

1ª opção de café da manhã
– 1 fatia de queijo, 1 torrada ou biscoito, uma fruta fácil de comer (banana) e 1 copo de leite.

2ª opção de café da manhã
– 1 pote de iogurte desnatado, uma fruta (maçã), 1 fatia de queijo e 1 torrada.

3ª opção de café da manhã
– 1 xícara de café com leite, 1 pão francês, 1 fatia de queijo branco, 1 fatia de peito de peru e 1 fruta (mamão, laranja ou banana).

4ª opção de café da manhã
Pão com manteiga, café com leite e 1 fruta.

Reserve pelo menos 15 minutos para saborear o café da manhã e bom apetite.

Veja também: Café da manhã: Conheça os erros mais frequentes

Top