Através do cadastro do CadÚnico é possível facilitar o acesso a diversos programas de benefícios sociais, para efetivar o registro no programa basta comparecer em uma unidade oficial do CRAS e levar os documentos exigidos. Continue lendo para entender todos os benefícios e meios de obter-se o benefício.
Fonte/Reprodução: Original / Cadúnico facilita o acesso de grupos
Quais os programas sociais que o CadÚnico da acesso?
Entre as diversas e enormes vantagens que vêm sendo entregues pelo CadÚnico, destaca-se principalmente a possibilidade de entrar e se integrar a diversos programas sociais, entre eles estarão os seguintes:
- Bolsa Família, o mais conhecido certamente;
- Auxílio Emergencial;
- Cada verde e amarela (referentemente: Minha casa, Minha vida);
- BPC/LOAS (que trás Benefício da prestação continuada);
- Água para todos;
- aposentadoria para pessoas com baixa renda;
- Carteira do Idoso;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Telefone Popular;
- Programa cisternas;
- Energia elétrica e tarifa social;
- Carta social;
- Passe livre de pessoas deficientes;
- Tarifa social de eletricidade;
- Anulação de taxas em concursos públicos;
- Bolsa estiagem;
- ID Jovem;
- Programa nacional da reforma agrária;
- Fomento das atividades da área rural.
Foi listado aqui os mais importantes benefícios oferecidos, para mais informações é só acessar o site do CadÚnico.
Como realizar a inscrição no CadÚnico?
Para a concretização da inscrição no CadÚnico é necessário se atentar aos seguintes pontos: se ainda não for inscrito haverá respectivamente necessidade de comparecer à respectiva unidade do CRAS, dirigindo-se a uma unidade deste órgão e tendo em mãos os documentos necessários. Entre estes documentos estão: O CPF, o Registro Geral (respectivamente o RG), comprovante de residência, seu título de eleitor, a certidão de nascimento e casamento (esta última apenas para casados), e RANI no caso de indígenas.
Já para quem já tem os dados e só necessita de uma atualização, será simples, bastará acessar o aplicativo oficial do CADÚNICO que é acessível via play store em celulares android e no caso dos IOS, basta acessar a ‘’Apple Store’’ para realizar o download.
Valendo ressaltar que além da atualização via aplicativo, também é possível ligar para o CRAS para tirar suas dúvidas ou fazer suas solicitações referentes, apesar do aplicativo contar com um sistema automatizado que tornará a morosidade menor, ou seja, tenderá a ser mais ágil do que através dos telefonemas.