Cadastro Único, Bolsa família, www.mds.gov.br

PUBLICIDADE

Bolsa Família é o programa do governo que visa dar apoio as famílias que estão abaixo da linha da pobreza e possibilitar que essas famílias tenham acesso ao mínimo para que possam viver melhor. As famílias são selecionadas à partir do Cadastro Único para programas sociais do governo de forma automática, caso a família cadastrada atenda a todos os requisitos essa será selecionada para receber o benefício do governo, mas isso não será feito de forma imediata.

Entender como funciona o processo de seleção, pré requisitos e características do Bolsa Família são pontos importantes para que as famílias possam se organizar e estarem aptas a receber os benefícios o quanto antes. Se você tem dúvidas quanto a este programa e a relação com o Cadastro Único, veja mais abaixo.

Programa Bolsa Família (Foto: divulgação)

Cadastro Único, Bolsa família, www.mds.gov.br

Famílias que possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total são identificadas pelo Cadastro Único (CADÚNICO) para Programas Sociais. Por meio do Cadastro, que já tem 19 milhões de famílias inscritas, é possível verificar as condições socioeconômicas em que elas vivem, com dados como características do domicílio, acesso a serviços públicos e informações sobre os membros do grupo familiar.

PUBLICIDADE

A seleção é feita pelo Ministério do Desenvolvimento, do qual vai verificar todos os pré requisitos e condições do Bolsa Família e o que condiz no Cadastro Único, é necessário preencher com os dados pessoais corretos e com endereço ou modo de contato condizente, pode ser por meio deles que você receba o primeiro contato.

Os dados do Cadastro Único auxiliam na execução de políticas públicas voltadas a famílias com dificuldades socioeconômicas (Foto: divulgação)

Os dados são catalogados através de um sistema informatizado e por meio deles o Governo Federal, os Estados e Municípios podem formular e implantar políticas públicas que tenham o objetivo de reduzir problemas sociais relacionados à renda, moradia da família, formas de acesso ao trabalho, ensino e saúde.

O Decreto nº 6.135/07 foi que regulamentou o Cadastro Único e tem a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Cadastro é usado para selecionar as famílias beneficiarias de programas sociais como o Bolsa Família.

É por meio dele que há a organização e contagem de quantas famílias estão sendo beneficiadas pelo programa, é também por meio dele que a atualização de dados é realizado. Há casos que quando não feito do jeito certo, há o cancelamento ou suspensão temporária do recebimento desses benefícios, fique atento(a)!

Beneficiários do Bolsa Família são inscritos no Cadastro (Foto: divulgação)

Grupos familiares que tenham renda maior que meio salário mínimo per capita também podem fazer parte do Cadastro Único, mas sua inscrição precisa estar ligada à inclusão em programas sociais do Governo Federal, Estadual ou Municipal. Para chegar até o montante da renda familiar são levados em conta o salário dos integrantes da família e outros valores recebidos de aposentadorias, pensões, seguros-desemprego e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) – salário mínimo pago mensalmente a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiências que as impeçam de trabalhar.

Além disso, as famílias que recebem esse benefício, precisam estar obedecendo algumas condições do programa, como por exemplo: crianças devem ter no mínimo 85% de frequência nas instituições de ensino que estão matriculadas, já bebês devem ir até o posto de saúde mensalmente para medição da nutrição e vacinas, além disso, gestantes e nutrizes devem fazer todo o acompanhamento médico necessário.

PUBLICIDADE
O MDS coordena o Cadastro Único (Foto: divulgação)

Os valores recebidos por meio de programas de transferência de renda, sejam eles federal, estadual ou municipal, não são levados em conta no cálculo da renda familiar. A família, segundo os critérios do Cadastro Único é toda unidade nuclear formada por um ou mais indivíduos que colaboram com a renda da casa, ou são dependentes de membros do grupo, desde que residam na mesma casa. Para mais informações acesse o site (http://www.mds.gov.br).

Se você tem alguma dúvida sobre o Bolsa Família, pode tirar todas elas por meio do site da Caixa Econômica Federal, é por esse banco que é feita a distribuição dos benefícios do Bolsa Família e relacionados.

Leia também:

23 Comentários

  • Boa noite, meu bolsa familia ta bloqueado, preciso muito….. Por favor, ja fiz recadastramento, me ajudem a resolver, preciso muito

  • boa tarde! Fui informada pela gerencia da minha agencia que preciso de um novo cartao para recebimento do bolsa familia

  • meu bolsa família não esta mais saindo queria saber pois estou desempregada e não tenho como sustenta-los peço por favor que me ajudem.estou desesperada.

  • quero meu cartão de volta dilma rouseff!!!!!

  • gostaria de saber porque a baixo minha renda tenho 4 filhos

  • Bom Dia Ivone tudo bom, Para participar do programa é necessário estar cadastrado no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Cabe à prefeitura realizar esse cadastramento. Se sua família se encaixa em uma das faixas de renda definidas pelo programa, você deve procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade de posse dos seguintes documentos:
    – Para o Responsável Familiar: CPF ou título de eleitor;
    – Para os demais membros da família: qualquer documento de identificação, como a carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento, carteira de trabalho.
    Podem se cadastrar no CadÚnico as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
    Aquelas famílias que tenham renda superior a meio salário mínimo poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.
    Ivone A inscrição no CadÚnico não garante a inclusão das famílias nos programas sociais. Após o cadastramento serão analisadadas as informações declaradas e, a partir daí, inicia-se o processo de seleção obedecendo aos critérios de cada programa específico.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • quero saber porque meu beneficio foi cancelado e não me avisaram nada ,gostaria de saber porque, na asistencia social não sabem nada ,na central da caixa tambem, por favor me mandem um resposta.de já agradeço.

  • eu Roseane quero saber porque diminuiu a minha renda que era R$ 270,00
    agora minha renda foi pra R$190,00 porque?
    eu tenho 5 filhos fui na profeitura
    e min enformarão que foi brasil carinhoso .
    por favor devolva meu dinheiro pois estou passando necessidade.

  • cotaram o meu bolsa famiila em janeiro de 2014 e presciso muito pois so ganho un salario .e tenho 2 filha na escola.

  • Boa tarde. Preciso tirar uma duvida.

    minha nora tem 2 filhos , matriculados regularmente .Me disseram ,que,ela não tem direito a bolsa família, por ter um adolescente que não estuda .

    Muito obrigada.

  • atualizar cadastro

  • como faço pra me cadastrar no cadastro único,moro com meu filho q tem 21 anos, ele faz faculdade integral na UFMS e não tem tempo pra trabalhar, só eu trabalho na casa, passamos muitas dificuldade, gostaria d receber um auxilio do governo, prefeitura ate ele terminar a faculdade, em qual programa eu entraria?

  • moro na cidade de petrolãndia pernabunco esta com mais de ano que fis o bolsa familia e nada elas so manda espera

  • esse beneficio é bom paraqm precisa

  • EU NAO ACHO CORRETO A FORMA DE OS MUNICIPIOS FAZEM ESSE CADASTRO AFORMA COM QUE ELES ESCOLHEM AS PESSOAS DEICHAM MUITOS FORA DO CADASTRO UNICO E INCLUI OUTROS COM ATE COMERCIO

  • ESTOU ATE HOJE ESPERANDO O PROGRAMA DOS CARINHOSOS DESDE 2010 SO RECEBO 32,00 ESTA ESCRITO EU E MEU FILHO DE 4 ANOS TODO ANO MIM CADASTRO E O VALOR NAO MUDA PRECISO DE UMA REPOSTA ENVIE PRA O e-MAIL MEU.

  • gostaria de receber a renda bolsa familia já tenho o cartão mas não está sendo depositado preciso muito.

  • COMO FAÇO O RECADASTRAMENTO PELA INTERNETE DO BOLSA FAMILIA

  • Olá Helena, tente conferir se seu cadastro foi aprovado, vá até o local onde você fez cadastro para o mesmo.

    Att,

  • Tente fazer o recadastramento do seu cartão.

  • tem 4 anos que fis o cadrastro teve uma vizinha que fez no mesmo dia que eu e ela j arecebeu nao sei pok eu nunca recerbie e eu preciso enquanto pessoas que nem precisam recerbem

  • boa tarde, eu trabalhei tenporario 9 mese e estou desenpregada desde do mês de janeiro e eu não recebo mais o bolsa familia,tenho 4 filho que são menores de 15 anos, e precisso muito da ajuda do bolsa familia.
    já fiz um novo cadastro 2 vezes e a desculpa é que o meu marido trabalha e até agora nada.
    favor tomar providencias obrigado
    maria.

  • meu bolsa família tem 2 anos que eu fis mais nunca veio eu fis cadastro de novo tem 3 meses mais não veio

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.